Razões Trigonométricas no Ensino Médio: Uma Análise das Técnicas Aplicadas por Estudantes na Resolução de Itens do SAEPE

  • Cláudia Danielle da Silva Oliveira UFPE
  • Marilene Rosa dos Santos
Palavras-chave: Razão trigonométrica no triângulo retângulo, Teoria Antropológica do Didático, Avaliação externa.

Resumo

O presente artigo parte de um recorte da dissertação de mestrado em Educação Matemática, com foco na Didática da Matemática. Nesse trabalho buscamos analisar as técnicas mobilizadas por estudantes do 3º ano do ensino médio, ao resolverem itens da avaliação externa Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), quanto ao saber razões trigonométricas no triângulo retângulo. Para tal, a análise foi realizada à luz da Teoria Antropológica do Didático, desenvolvida por Yves Chevallard (1999). Os dados foram produzidos por meio de um teste contendo quatro itens das avaliações do SAEPE de anos anteriores, o qual aplicamos com 54 estudantes do 3º ano do ensino médio. Os resultados, mediante a análise das técnicas mobilizadas pelos estudantes, apontam desde dificuldades no reconhecimento dos elementos geométricos de um triângulo retângulo, para a identificação correta da razão trigonométrica, até dificuldades relativas aos cálculos envolvendo equações do 1º grau e operações aritméticas básicas. Tal resultado indica que o ensino das razões trigonométricas no triângulo retângulo no 3º ano do ensino médio requer uma atenção especial, o que explica os resultados abaixo do esperado, nas avaliações do SAEPE nos últimos anos.

Biografia do Autor

Cláudia Danielle da Silva Oliveira, UFPE

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC-UFPE), com graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Especialização em Matemática Comercial e Financeira, também pela UFRPE. Professora de Matemática da Rede Estadual de Pernambuco, lotada na Secretaria de Educação Estadual de Pernambuco como Professora Formadora Técnica na Gerência de Educação de Jovens e Adultos. Atuou como Professora Formadora Técnica de Matemática na Coordenação Geral de Desenvolvimento da Educação (CGDE) da Gerência Regional Metropolitana Sul. Professora de Matemática na Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho dos Anos Finais e EJA.

Marilene Rosa dos Santos

Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora-formadora da Prefeitura Municipal do Paulista/PE na área de matemática. Professora Adjunta e coordenadora do curso de licenciatura em matemática - UPE/Campus Mata Norte. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica/ UFPE(EDUMATEC). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Didática da Matemática(GRUPEDIMA)/UPE e o Semear/UFPE. Tem experiência na área de Educação Matemática e Formação de Professor.

Referências

ALMOULOUD, S. A. Teoria antropológica do didático: metodologia de análise de materiais didáticos. Revista Iberoamericana de Educación Matemática. n 42, p. 09-34, 2015.

CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M. Um panorama histórico do ensino de geometria no Brasil: de 1500 até os dias atuais. Revista Quadrante. Vol. XXIV nº 01, 2015.

CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en Théorie Anthropologie Didactique. In: Recherches en Didactiques des Mathématiques 19(2). Grenoble: La Pensée Sauvage, 1999. p. 221-266.

FORTES, A. W. B. Razões trigonométricas no triângulo retângulo: uma análise de erros no ensino médio. 2012. 97f. Dissertação (Mestrado profissionalizante em ensino de física e matemática) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Universidade Franciscana, Santa Maria, 2012.

PASTOR, E. P. Análise de questões de trigonometria propostas aos alunos do Ensino Fundamental pelo SARESP. 2020. 92f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2020.

PEREIRA DA COSTA, A.; ROSA DOS SANTOS, M. . Uma análise praxeológica do ensino de triângulos no 8º ano do ensino fundamental. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA - RS, v. 2, p. 189-197, 2018.

RAMALHO, L. V. Trigonometria em livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. 2016. 88f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

RODRIGUES, D. S.; KAIBER, C. T. A Geometria Espacial no Ensino Médio: contribuições da utilização de uma Unidade de Ensino e Aprendizagem (UEA). Perspectivas de Educação Matemática. Mato Grosso do Sul, v. 12, n. 28, p. 149 – 167, 2019.

SANTOS, J. L. B. Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das Inteligências múltiplas. 2017. 139f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

SENA, R. M.; DORNELES, B .V. Ensino de Geometria: Rumos da Pesquisa (1991-2011). REVEMAT, Florianópolis (SC), v. 08, n. 1, p. 138-155, 2013.

VASCONCELOS, D. M. Entre palavras, quadros e números: uma análise ontossemiótica da construção do conceito de razões trigonométricas com a utilização de histórias em quadrinhos. 2019. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) – Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Publicado
2023-12-20
Como Citar
OLIVEIRA, C. D. DA S.; ROSA DOS SANTOS, M. Razões Trigonométricas no Ensino Médio: Uma Análise das Técnicas Aplicadas por Estudantes na Resolução de Itens do SAEPE. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 20, 20 dez. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)