A Etnomatemática na Perspectiva de Professores de Escolas do Campo do RS

  • Débora de Lima Velho Junges Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Educação Matemática. Etnomatemática. Educação do Campo. Práticas Pedagógicas em Matemática.

Resumo

O trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação que procurou discutir a Etnomatemática na perspectiva de professores de matemática de escolas do campo e quais as práticas pedagógicas que os professores aplicam na forma de vida escolar e se relacionam a Etnomatemática. O referencial teórico é a Perspectiva Etnomatemática concebida na interlocução com as formulações de Foucault e as de Wittgenstein. O material de pesquisa consiste em entrevistas realizadas com cinco professores de matemática de escolas do campo da região do Vale do Paranhana/RS. Os principais resultados da pesquisa apontam que os professores percebem a Etnomatemática como uma metodologia de ensino que procura “trazer” para dentro da sala de aula os conhecimentos e os saberes matemáticos populares; os professores utilizam a Etnomatemática para embasar teoricamente o planejamento de suas aulas em atividades pontuais e, algumas vezes, desvinculadas com o contexto em que a escola está inserida.

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Publicado
2016-12-27
Como Citar
JUNGES, D. DE L. V. A Etnomatemática na Perspectiva de Professores de Escolas do Campo do RS. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.