Propostas Curriculares para o Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: Um Estudo a Partir da Utilização do Software Prospéro
Resumo
A presente pesquisa compreende um estudo qualitativo a partir da análise de propostas curriculares de matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estando fundamentado em teorias que tratam da matemática enquanto prática social, este estudo teve por objetivo analisar de que modo as propostas curriculares de matemática, de três estados brasileiros, reconhecem os alunos da EJA, suas experiências e saberes. A partir das contribuições teóricas sobre saberes experienciais e da microsociologia, este trabalho fundamenta-se em contribuições de Boltanski, Dubet, entre outros teóricos. Como escolha metodológica de análise das propostas selecionadas foi utilizado o software Prospéro. Os resultados parciais demonstram que os documentos curriculares para a EJA ainda se configuram como adaptações dos documentos do ensino regular, sem considerar as experiências e especificidades dos alunos. Espera-se que esta investigação contribua para novas reflexões acerca das políticas curriculares para a Educação Matemática de Jovens e Adultos no Brasil.
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