Questões aritméticas, questões algébricas e escolha da operação: interrelações em uma revisão bibliográfica

  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) https://orcid.org/0000-0002-9409-6140
  • Pedro Franco de Sá Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Palavras-chave: Matemática, Ensino, Escolha da operação, Questões Aritméticas, Questões Algébricas

Resumo

Em aulas de Matemáticas, são comuns questionamentos como: “Essa continha é de mais ou de menos?”, “Está escrito ‘ganhou’, então a questão é de mais?”, e nem sempre a resposta dada pelo professor auxilia o estudante na compreensão do enunciado. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo estabelecer um panorama em relação ao que foi estudado sobre a escolha da operação aritmética em questões matemáticas e as interrelações com as ideias de questão aritmética e questão algébrica. É uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada por meio de busca no Google Acadêmico em idioma português e em inglês. Ficou evidenciado, após a análise de 35 publicações, que desde a década de 1970 há menção à escolha da operação em questões matemáticas e que as primeiras pesquisas encontradas foram em idioma inglês. Também foi constatado que essas pesquisas em idioma inglês, em grande parte, embasaram estudos em idioma português.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente estuda Teoria de Registros de Representação Semiótica, Engenharia Didática, Resolução de Problemas em Matemática e avaliação de larga escala em Matemática. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas. E-mail: thiagobeirigolopes@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9409-6140 

Pedro Franco de Sá, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Foi o diretor, no periodo de junho de 2012 à maio de 2016, do Centro de Ciencias Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará onde é professor Titular de Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática desde 2013. É docente fundador do Programa de Mestrado em Educação do CCSE- UEPA, docente fundador da REAMEC e docente fundador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do CCSE- UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino de matemática por atividades, matemática no ensino fundamental e uso de novas tecnologias em sala de aula, em particular uso didático da calculadora. E-mail: pedro.franco.sa@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8986-2787

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Publicado
2023-04-26
Como Citar
LOPES, T. B.; SÁ, P. F. DE. Questões aritméticas, questões algébricas e escolha da operação: interrelações em uma revisão bibliográfica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-22, 26 abr. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)