Grupos de/com Pesquisa em Educação Matemática no Brasil: Notas Históricas, Áreas Predominantes e Linhas de Pesquisa

Historical Notes, Predominant Areas and Research Lines

Palavras-chave: Educação Matemática, Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Constituição

Resumo

Analisamos a constituição de grupos de/com pesquisa em Educação Matemática no Brasil. Os aportes teórico-metodológicos vinculam-se a literatura específica da Educação, Educação Matemática e da pesquisa descritiva de levantamento com abordagem quanti-qualitativa. A Fonte de dados consultada foi o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, sendo validado um total de 569 grupos de pesquisa a partir de alguns comandos específicos de busca. As variáveis analisadas foram as Grandes Áreas, Áreas e linhas de pesquisa. Os resultados apontaram que os grupos apresentam integralmente ou parcialmente linhas de pesquisa vinculadas a Educação Matemática e estão locados principalmente nas Grandes Áreas/Áreas Ciências Humanas/Educação e Ciências Exatas e da Terra/Matemática; agregam, em média, quatro linha de pesquisa, sendo as de maior interesse Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores e Tecnologias. Por fim, realçamos uma agenda de investigação que possa privilegiar estudos vindouros em torno da nossa região investigativa.

Biografia do Autor

Carlos Alex Alves, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/CAMPUS DE BAURU

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Bauru. Professor da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT). Paraíba, Brasil.

 E-mail: carlos.alex@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7636-9195.

Leandro Londero da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)/CAMPUS DE BAURU

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (FEUNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Bauru. Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP – IBILCE, São José do Rio Preto. São Paulo, Brasil.

E-mail: leandro.londero@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2400-1847.

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Publicado
2023-04-26
Como Citar
ALVES, C. A.; SILVA, L. L. DA. Grupos de/com Pesquisa em Educação Matemática no Brasil: Notas Históricas, Áreas Predominantes e Linhas de Pesquisa. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 41, p. 1-24, 26 abr. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)