Tarefas exploratórias para o ensino de potenciação: manifestações do pensamento algébrico a partir de uma Investigação Baseada em Design

Palavras-chave: Educação Matemática, Anos Finais do Ensino Fundamental, Potenciação, Tarefa Exploratória, Pensamento Algébrico

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar manifestações do pensamento algébrico de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao realizarem uma tarefa exploratória que visa promover a construção da operação de potenciação. Assumindo que o trabalho com padrões e   generalização é central para o desenvolvimento do pensamento algébrico, foram selecionadas tarefas exploratórias que permitem aos estudantes reconhecerem um padrão de crescimento e chegarem a uma generalização próxima ou distante. Os dados analisados foram produzidos pela gravação em áudio de três aulas pautadas no Ensino Exploratório para introduzir a potenciação no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de uma tarefa exploratória. Na análise dos dados, foi possível perceber que os estudantes chegaram em uma generalização próxima, pois descobriram os termos seguintes da sequência numérica envolvendo relações recursivas, mas não chegaram a uma generalização distante. Concluímos que a tarefa permite discutir a importância da notação de potenciação ao escrever números grandes.

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Publicado
2023-05-13
Como Citar
ELIAS, H. R.; VIEL GERETI, L. C.; PERES DA SILVA MARTELOZO, D.; PEREZ FELÍCIO DA SILVA, S. P. Tarefas exploratórias para o ensino de potenciação: manifestações do pensamento algébrico a partir de uma Investigação Baseada em Design. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-21, 13 maio 2023.
Seção
Tarefas Matemáticas e a Aprendizagem Profissional Docente na Formação Inicial e