Tarefas exploratórias para o ensino de potenciação: manifestações do pensamento algébrico a partir de uma Investigação Baseada em Design
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar manifestações do pensamento algébrico de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao realizarem uma tarefa exploratória que visa promover a construção da operação de potenciação. Assumindo que o trabalho com padrões e generalização é central para o desenvolvimento do pensamento algébrico, foram selecionadas tarefas exploratórias que permitem aos estudantes reconhecerem um padrão de crescimento e chegarem a uma generalização próxima ou distante. Os dados analisados foram produzidos pela gravação em áudio de três aulas pautadas no Ensino Exploratório para introduzir a potenciação no 6º ano do Ensino Fundamental por meio de uma tarefa exploratória. Na análise dos dados, foi possível perceber que os estudantes chegaram em uma generalização próxima, pois descobriram os termos seguintes da sequência numérica envolvendo relações recursivas, mas não chegaram a uma generalização distante. Concluímos que a tarefa permite discutir a importância da notação de potenciação ao escrever números grandes.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CANAVARRO, Ana Paula. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, v. 16, n. 2, p. 81-118, 2007.
FELTES, Rejane Zeferino. Análise de erros em potenciação e radiciação: um estudo com alunos de ensino fundamental e médio. 2007. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Em Ciências e Matemática Pontifícia, Universidade Católica do Rio Grande Do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, 2007.
KIERAN, Carolyn. Algebraic thinking in the early grades: What is it? The Mathematics Educator, v. 8, n. 1, p. 139-151, 2004.
LINS, Romulo Campos.; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 7. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MELO, Marcela Camila Picin. A Resolução de Problemas: Uma Metodologia Ativa no Ensino de Matemática para a Construção dos Conteúdos de “Potenciação e Radiciação” com Alunos do Ensino Fundamental. 2020. 194f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. 2020.
OLIVEIRA, Hélia; MENEZES, Luís. CANAVARRO, Ana Paula. Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, Vol. XXII, Nº 2, 2013.
PAIAS, Ana Maria. Diagnóstico dos erros sobre a operação potenciação aplicado a alunos os Ensinos Fundamental e Médio. 2009. 218f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2009.
PAIAS, Ana Maria. Obstáculos no Ensino e na Aprendizagem do Objeto Matemático Potência. 2019. 308f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, São Paulo, 2019.
PIMENTEL, Teresa; VALE, Isabel. Os padrões e o raciocínio indutivo em matemática. Quadrante, Vol. XXI, Nº 2, 2012.
PONTE, João Pedro. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005, p. 11-34.
PONTE, João Pedro. Números e Álgebra no currículo escolar. In VALE, I.; PIMENTEL, T.; BARBOSA, A.; FONSECA, L.; SANTOS, L.; CANAVARRO, A. P. (Orgs.), Números e Álgebra na Aprendizagem da Matemática e na Formação de Professores. Porto: SEM/SPCE, 2006, p. 5-27.
PONTE, João Pedro. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J. P. (Org.), Práticas profissionais dos professores de Matemática. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014, p.13-27.
PONTE, João Pedro et al. Investigação Baseada em Design para Compreender e Melhorar as Práticas Educativas. Quadrante, v. 25, n. 2, p. 77-98, 2016.
SANTOS, Neusa de Oliveira. O Ensino de Potenciação por atividades. 2017 (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.
VALE, Isabel. As tarefas de padrões na aula de Matemática: Um desafio para professores e alunos. Interacções, Campo Grande, 20, p.181-207, 2012.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.