A Formação Continuada e o Trabalho Docente em Matemática: Uma Experiência Desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Raposa/MA

  • Francisco Jeovane do Nascimento Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE) https://orcid.org/0000-0001-9753-724X
  • Eliziane Rocha Castro Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA - SEMED https://orcid.org/0000-0002-4870-6905
  • Ivoneide Pinheiro de Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Marcília Chagas Barreto Universidade Estadual do Ceará - UECE
Palavras-chave: Formação continuada, Trabalho docente, Ensino de Matemática

Resumo

Objetiva-se analisar as contribuições e limitações de um curso de formação continuada online desenvolvido pela rede municipal de ensino de Raposa/MA e direcionado ao aprimoramento da prática profissional de professores de Matemática, com base nas percepções dos participantes. Para tanto, volveu-se o olhar para o curso Planejamento e Ensino de Matemática à luz do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), ofertado pelo Núcleo de Formação Continuada (NUFOC) da Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA. Participaram do curso 29 professores do Ensino Fundamental. Esse curso foi realizado na modalidade Educação a Distância (EaD), com carga-horária de 120 horas e fundamentado na perspectiva dialógico-reflexiva. Os resultados mostram que os participantes perceberam o curso como fonte de subsídios teórico-práticos, com potencial para auxiliar no desenvolvimento da prática de sala de aula, estimulando-os a refletir na e sobre a prática. Contributos que reforçam o papel da formação continuada na ressignificação de conhecimentos e estratégias do professor.

Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/PPGE/UECE). Professor da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Eliziane Rocha Castro, Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA - SEMED

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE). Licenciada em Matemática (UEMA) e Pedagogia (FSF). Atualmente atuando como Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Matemática, Alfabetização e Letramento. E-mail: elizianecastro@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4870-6905

Ivoneide Pinheiro de Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1993). Licenciada em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1991) com habilitação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (1994). Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Licenciatura em Física. E-mail: ivoneidepinheirode.lima@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5478-3432

Marcília Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática (2006-2007). Mestra em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. E-mail: mar.cilia.barreto@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3378-772X

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Publicado
2023-08-21
Como Citar
NASCIMENTO, F. J. DO; CASTRO, E. R.; LIMA, I. P. DE; BARRETO, M. C. A Formação Continuada e o Trabalho Docente em Matemática: Uma Experiência Desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Raposa/MA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-22, 21 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)