A Formação Continuada e o Trabalho Docente em Matemática: Uma Experiência Desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Raposa/MA
Resumo
Objetiva-se analisar as contribuições e limitações de um curso de formação continuada online desenvolvido pela rede municipal de ensino de Raposa/MA e direcionado ao aprimoramento da prática profissional de professores de Matemática, com base nas percepções dos participantes. Para tanto, volveu-se o olhar para o curso Planejamento e Ensino de Matemática à luz do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), ofertado pelo Núcleo de Formação Continuada (NUFOC) da Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA. Participaram do curso 29 professores do Ensino Fundamental. Esse curso foi realizado na modalidade Educação a Distância (EaD), com carga-horária de 120 horas e fundamentado na perspectiva dialógico-reflexiva. Os resultados mostram que os participantes perceberam o curso como fonte de subsídios teórico-práticos, com potencial para auxiliar no desenvolvimento da prática de sala de aula, estimulando-os a refletir na e sobre a prática. Contributos que reforçam o papel da formação continuada na ressignificação de conhecimentos e estratégias do professor.
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. 3. ed. Liber Livros: Brasília, 2008.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial da União, Brasília, 29 de outubro de 2020, de julho de 2015, seção 1, p. 103-106.
BRASIL. Lei 9.394/96, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de dezembro de 1996.
CASTRO, Eliziane Rocha; BARRETO, Marcília Chagas; NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; SOUSA, Gabriel Linhares de. Uso e Contribuições da Plataforma Moodle para a Disciplina Estatística Aplicada à Educação: um relato de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 14, 2022, Edição Virtual. Anais [...] Edição Virtual: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2022. p. 1-8.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores – os desafios da aprendizagem permanente. Tradução: Maria Assunção Flores. Porto: Porto Editora, 2001.
FERREIRA, Miriam Criez Nobrega. Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos documentos curriculares nacionais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 8, n. 5, p. 16-34, set./dez. 2017.
GAMBOA, Silvio Sanchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
MARANHÃO. Documento Curricular do Território Maranhense: Educação Infantil e o Ensino Fundamental (DCTM). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de; MATTOS, José Roberto Linhares de. Formação continuada de professores de Matemática. Curitiba: Appris Editora, 2019.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; ARAÚJO, Regiane Rodrigues; LIMA, Maria Socorro Lucena. Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio: ressignificando a formação continuada de professores. Revista COCAR, Belém, v.11. n.21, p. 117-141, jan./jul. 2017.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Maria Socorro Lucena. Matemática e qualidade de vida: uma perspectiva interdisciplinar. In: BARBOZA, Pedro Lucio (Org.). Pesquisas sobre elementos da prática de sala de aula em Matemática. Jundiaí: Paco Editorial, 2019. cap. 5, p. 73-86.
NÓVOA, Antonio. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação de professores. In: GATTI, Bernardete Angelina et al. (Org.). Por uma política de formação de professores.1 ed. São Paulo: Unesp, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor–Pesquisador: mitos e possibilidades. Revista Contrapontos, Itajaí, v.5, n. 1, p. 9-22, jan./abr. 2005.
VAILLANT, Denise; ZIDAN, Eduardo Rodríguez; BIAGAS, Gustavo Bentancor. Uso de plataformas e ferramentas digitais para o ensino da Matemática. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v .28, n.108, p.718-740, abr./jun. 2020.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.