A Formação Continuada e o Trabalho Docente em Matemática: Uma Experiência Desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Raposa/MA

  • Francisco Jeovane do Nascimento Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE) https://orcid.org/0000-0001-9753-724X
  • Eliziane Rocha Castro Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA - SEMED https://orcid.org/0000-0002-4870-6905
  • Ivoneide Pinheiro de Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Marcília Chagas Barreto Universidade Estadual do Ceará - UECE
Keywords: Continuing education, Teaching work, Teaching Mathematics

Abstract

The objective is to analyze the contributions and limitations of an online continuing education course developed by the municipal education network of Raposa/ MA and aimed at improving the professional practice of mathematics teachers, based on the perceptions of participants. Therefore, we turned our eyes to the course Planning and Teaching of Mathematics in the light of the Curricular Document of the Maranhense Territory (DCTMA), offered by the Center for Continuing Education (NUFOC) of the Municipal Secretariat of Education of Raposa/ MA. 29 elementary school teachers participated in the course. This course was conducted in the modality Distance Education (EaD), with workload of 120 hours and based on the dialogic-reflexive perspective. The results show that the participants perceived the course as a source of theoretical and practical subsidies, with the potential to assist in the development of classroom practice, encouraging them to reflect on and on practice. Contributions that reinforce the role of continuing education in the redefinition of teacher’s knowledge and strategies.

Author Biographies

Francisco Jeovane do Nascimento, Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC/CE)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/PPGE/UECE). Professor da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE).

Eliziane Rocha Castro, Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA - SEMED

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Matemática e Ensino (UECE). Licenciada em Matemática (UEMA) e Pedagogia (FSF). Atualmente atuando como Coordenadora do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Raposa/MA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Matemática, Alfabetização e Letramento. E-mail: elizianecastro@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4870-6905

Ivoneide Pinheiro de Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1993). Licenciada em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (1991) com habilitação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (1994). Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Licenciatura em Física. E-mail: ivoneidepinheirode.lima@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5478-3432

Marcília Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática (2006-2007). Mestra em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Atualmente é professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. E-mail: mar.cilia.barreto@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3378-772X

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Published
2023-08-21
How to Cite
NASCIMENTO, F. J. DO; CASTRO, E. R.; LIMA, I. P. DE; BARRETO, M. C. A Formação Continuada e o Trabalho Docente em Matemática: Uma Experiência Desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Raposa/MA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-22, 21 Aug. 2023.
Section
Artigos (fluxo contínuo)