Etnografia Crítica e pesquisa em Etnomatemática: relações conceituais e políticas

Palavras-chave: Etnografia Crítica, Etnomatemática, Pesca Artesanal

Resumo

A Etnomatemática como programa de pesquisa busca compreender saberes e fazeres matemáticos aprendidos ao longo das histórias dos diferentes grupos socioculturais, considerando seus interesses, realidades locais e suas culturas. Tendo em vista este enfoque na existência do ser e na percepção dos conhecimentos tradicionais como fator de resistência em função do projeto de suplantação desses saberes por parte da modernidade, é importante que a metodologia utilizada para uma pesquisa em Etnomatemática estimule a participação ativa e crítica dos colaboradores. No presente trabalho objetivamos, a partir de uma pesquisa sobre saberes tradicionais de pescadores artesanais de uma comunidade pesqueira no município de Bragança-PA, tecer relações entre a pesquisa em Etnomatemática e a Etnografia Crítica. Concluímos que a Etnografia Crítica, que traz em sua essência a dialogicidade, a reflexão e a intencionalidade de um viés político, possui importantes ligações com a Etnomatemática, sendo possível evidenciar ou diagnosticar problemas sociais na comunidade pesquisada.

Biografia do Autor

Calvino Pereira da Silveira Júnior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudesste do Pará (Unifesspa). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Professor de Matemática da rede municipal de Paragominas-PA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cuttículo e Interculturalidade (Gepeci).

José Sávio Bicho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo e Interculturalidade (Gepeci).

Mônica Mesquita, Universidade NOVA de Lisboa

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade NOVA de Lisboa. Professora-pesquisadora na Universidade NOVA de Lisboa.

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Publicado
2023-09-03
Como Citar
SILVEIRA JÚNIOR, C. P. DA; BICHO, J. S.; MESQUITA, M. Etnografia Crítica e pesquisa em Etnomatemática: relações conceituais e políticas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-21, 3 set. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)