Perspectivas da Decolonialidade e Descolonização no Ensino de Matemática: uma Revisão Sistemática da Literatura

Palavras-chave: Ensino de matemática, Decolonialidade, Descolonização, Revisão da Literatura

Resumo

Este artigo realizou uma Revisão Sistemática envolvendo os temas "decolonialidade", "descolonização" e "ensino de matemática", trazendo uma análise qualitativa dos resultados e com intuito de promover uma visão inicial sobre produções envolvendo decolonialidade e ensino de matemática e suas lacunas – complementando uma Revisão Bibliométrica realizada anteriormente. No total foram selecionados 17 artigos, divididos em quatro grupos temáticos: Currículo; Etnomatemática e Interculturalidade; Linguagens e Proposições de Ensino-aprendizagem. As produções envolvendo estes temas são recentes e pouco exploradas - demonstrando um grande potencial de aprofundamento. Os materiais produzidos abordam questões de conflitos e tensões entre conhecimentos e territórios disputados, demonstram preocupação com um ensino emancipatório, trazendo outras tendências em educação matemática como aliadas neste processo.

Biografia do Autor

Ana Julia Pinto da Silva, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestranda bolsista (CAPES) no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das
Ciências e da Matemática (PEHCM), pesquisando sobre decolonialidade e ensino de
matemática. Possui graduação em Ciência e Tecnologia (2019), Engenharia Ambiental e
Urbana (2021) e cursando atualmente Licenciatura em matemática pela mesma instituição.
Tem experiência na área Engenharia Industrial e de Sustentabilidade e Engenharia
Ambiental, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes
temas: wetlands e microbiologia. Já foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PÌBID) na área de matemática e no Programa Pesquisando Desde o
Primeiro Dia (PDPD). E-mail: anajuliaps@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0049-7593

Vivilí Maria Silva Gomes, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Possui graduação em Bacharelado em Física pelo Instituto de Física da Universidade
de São Paulo (1979), graduação em Licenciatura em Física pela Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Física pelo Instituto de Física da
Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Física pelo Instituto de Física da
Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professora adjunta iv classe c nível 3 da
Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, aglomerado
molecular, ensino fundamental i, formação de professores e hetero-estruturas semicondutoras. E-mail: vivili.gomes@ufabc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2285-9578-0201

Maria Candida Varone de Morais Capecchi, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Bacharel e licenciada em Física pela Universidade de São Paulo (1994/1997). Doutora em em
Ensino de Ciências (Doutorado Direto) pela Universidade de São Paulo (2004), com estágio
doutoral na Universidade de Leeds, Inglaterra. Atriz com especialização em Corpo: dança,
teatro e performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena (2015). Professora associada
da Universidade Federal do ABC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e
História das Ciências e Matemática da UFABC. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de
Pesquisa em Educação com Arte (GIPECA), em que pesquisa interfaces entre arte, ensino de
física e formação de professores, assim como atividades investigativas e argumentação no
ensino-aprendizagem de física. E-mail: maria.capecchi@ufabc.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2614-7206

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Publicado
2023-08-22
Como Citar
SILVA, A. J. P. DA; GOMES, V. M. S.; CAPECCHI, M. C. V. DE M. Perspectivas da Decolonialidade e Descolonização no Ensino de Matemática: uma Revisão Sistemática da Literatura. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-25, 22 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)