Perspectivas da Decolonialidade e Descolonização no Ensino de Matemática: uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
Este artigo realizou uma Revisão Sistemática envolvendo os temas "decolonialidade", "descolonização" e "ensino de matemática", trazendo uma análise qualitativa dos resultados e com intuito de promover uma visão inicial sobre produções envolvendo decolonialidade e ensino de matemática e suas lacunas – complementando uma Revisão Bibliométrica realizada anteriormente. No total foram selecionados 17 artigos, divididos em quatro grupos temáticos: Currículo; Etnomatemática e Interculturalidade; Linguagens e Proposições de Ensino-aprendizagem. As produções envolvendo estes temas são recentes e pouco exploradas - demonstrando um grande potencial de aprofundamento. Os materiais produzidos abordam questões de conflitos e tensões entre conhecimentos e territórios disputados, demonstram preocupação com um ensino emancipatório, trazendo outras tendências em educação matemática como aliadas neste processo.
Referências
CAPES. Portal de Periódicos da Capes. Disponível em: https://www-periodicos-capes-govbr.ezl.periodicos.capes.gov.br. Acesso em: 08 out. 2022.
COSTA, Claudio Fernandes da. Ubiratan D`Ambrosio e a Decolonialidade na Etnomatemática. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 18, n. Edição Esp, p. e021037, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id597. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/597.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, p, 24-32, 2005. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html.
GERDES, Paulus. Pitágoras Africano: Um estudo em cultura e educação matemática. Lulu, Morrisville. 2011.
GIRALDO, Victor; FERNANDES, Filipe Santos. Caravelas à Vista: Giros Decoloniais e Caminhos de Resistência na Formação de Professoras e Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 30, 2019. DOI: 10.46312/pem.v12i30.9620. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9620
JANUARIO, Gilberto. Agência, affordance e a relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 1055–1076, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27n3a2020-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54598.
MATOS, Diego; GIRALDO, Victor; QUINTANEIRO, Wellerson. Por Matemática(s) Decoloniais: vozes que vêm da escola. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, n. Bolema, 2021 35(70), p. 877–902, maio 2021. DOI: 10.1590/1980-4415v35n70a15. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/QgtVSW8WMR833G4qWtySDhG/?lang=pt#.
MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, p. 33-49, 2005.
MIGNOLO, Walter. Desafios Decoloniais Hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017.
NETO, João Colares da Mota. Por uma Pedagogia Decolonial na América Latina: Convergências entre a Educação Popular e a Investigação-Ação Participativa. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 84, p. 01-21, 2018.
OLIVEIRA, Gerson Pastre de; ALMOULOUD, Saddo Ag; MANRIQUE, Ana Lucia. Editorial - Número Temático 2020 - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.22, n.3, pp. 1-8, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i3p001-008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/52163.
OLIVEIRA, Maria Aprecida Mendes; MENDES, Jackeline Rodrigues. Formação de professores Guarani e Kaiowá: interculturalidade e decolonialidade no ensino de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 167–184, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650893. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650893.
PAZ, João Paulo Oliveira da; SEGADAS-VIANNA, C.; LIMA, C. Educação especial e inclusiva na formação de professores que ensinam matemática: uma revisão sistemática. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 143–164, 2022. DOI: 10.23864/cpp.v7i17.772. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/772.
PINTO, Thiago Pedro; SOUZA, Luzia Aparecida; SILVA, Carla Regina Mariano. Movimentos político-epistêmicos na produção de histórias da formação de professores de Matemática em Mato Grosso do Sul. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 1–23, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n5a04. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3069.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. (Org.). A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p 107-130.
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em ciências da educação. Rev. Diálogo Educ., Curitiba , v. 14, n. 41, p. 17-36, abr. 2014 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2014000100002&lng=pt&nrm=iso.
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. A desassociação da biopolítica para a revinculação na Educação Matemática Decolonial Transcomplex. Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), v.4, n.10, e202057, p. 1-19, 2020.
ROSA, M.; SACHET, B.. Movimento de Decolonialidade de Gênero nas Aulas de Matemática: o trabalho com Tecnologias Digitais (TD). Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, n. Bolema, 2021 35(71), p. 1246–1274, set. 2021. DOI: 10.1590/1980-4415v35n71a02. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/JmTSSWhCnzvXHNmK9MKcdNR/abstract/?lang=pt#.
SANTOS, Eliane Costa. Colonialidade X Decolonialidade do saber: Um diálogo com a Etnomatemática. 2022 (1h42min56s). Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-cW8LN2WUUg. Acesso em 03/2022.
SANTOS, Eliane Costa. As Ticas da Matema de Algumas Etnias Africanas: Suporte Para a Decolonialidade do Saber. Revista ABPN, 2018.
SANTOS, Eliane Costa ; CAETANO, Samora . Jogo Mancala De Guiné Bissau Em Diálogo Com A Etnomatemática: um dos caminhos para decolonialidade do saber. Matemática e Ciência: construção, conhecimento e criatividade , v. 2, p. 39-57, 2019.
SANTOS, Mariana Fernandes dos; SOUZA, Maicelma Maia. Pedagogia ou Pretagogia? Movimentos de sentidos no discurso pedagógico em um curso de licenciatura em Matemática. Revista Espaço Acadêmico, n. 207, 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43017/751375138055.
XXXX, XXXXX. 2022.
SILVA, Getulio Rocha; FARIAS, Luiz Marcio Santos. Indagando a “História única” no ensino de frações por meio do olho de Hórus, um Deus do Kemet. ODEERE, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 151-166, 2021. DOI: 10.22481/odeere.v6i2.9877. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9877.
SILVA, José Nogueira da; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; CUSATI, Iracema Campos. Família Mancala: Potencialidades dos Jogos Africanos Para o Desenvolvimento do Conhecimento Matemático. Imagens da Educação, v. 10, n. 3, p. 96-111, 2020.
SILVEIRA, Bruna Pontes da; LOURENÇO, Julio Omar da Silva; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto. Educação decolonial: uma pauta emergente para o ensino de Ciências e Matemática. Cadernos CIMEAC, Uberaba- MG, v. 11, n. 1. 2021. DOI: 10.18554/cimeac.v11i1.5357. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/5357.
TAMAYO, Carolina; MONTEIRO, Alexandrina; MENDES, Jackeline. Caminhos investigativos nas relações entre Educação (matemática), Linguagem e Práticas Culturais . Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 588–608, 2018. DOI: 10.14393/ER-v25n3a2018-4. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/45950.
TAMAYO-OSORIO, Carolina; MARIM, Marcia Bento. Possibilidade de efeitos de sentido da atitude terapêuticodesconstrucionista em pesquisas da/na educação(matemática). Comunicación en el XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, Brasil. 2016.
TRÓPIA, Flávia; FURTADO, Karen Coutinho Campos. “Afinal, o Ensino Médio serve pra quê?”: uma discussão sobre o conhecimento e o ensino de matemática na Educação Básica e no Ensino Superior. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120033. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120033.
VIANA, Bruna Leticia Nunes; SANTOS, João Ricardo Viola dos. Processos de produção de significados em uma sala de aula: feminismos, matemáticas, violências e produções outras. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38734.
WALSH, C.; OLIVEIRA, L. F.; CANDAU, V. M. Colonialidade e Pedagogia Decolonial: Para Pensar uma Educação Outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. v. 26, n. 83, p. 1-16, 2018.
ZANLORENZI, M. A.; OLIVEIRA, A. M. Educação Matemática em territórios contestados: um currículo diferenciado para as ilhas do litoral do Paraná. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.19, n.3, pp. 209-229. 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p209-229. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33087.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.