Etnomodelagem e Construções Históricas: Uma Análise do Processo de Pesquisa de Estudantes do Ensino Médio

Palavras-chave: Etnomodelagem, Iniciação Científica, Construções históricas, Conceitos geométricos

Resumo

Este artigo apresenta análise dos resultados de um projeto de pesquisa aderente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC Jr.). Teve-se como objetivo investigar como estudantes de Ensino Médio elaboram etnomodelos matemáticos presentes em construções arquitetônicas urbana, proporcionando o conhecimento de parte da realidade local. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram utilizados como instrumentos de produção de dados observações, diário de campo, entrevista, projeto, relatório de pesquisa, e relato de experiência das estudantes. Os dados foram analisados por meio da triangulação de dados, e os resultados apontaram que as estudantes conseguiram se apropriar de conhecimentos êmicos (locais), e traduzir esses conhecimentos para uma abordagem ética (global), por meio de etnomodelos dialógicos. Ademais, ambas passaram por um processo de conversão do conhecimento (tácito e explícito) ao passo que perpassaram as etapas de socialização – êmico; externalização – dialógico; combinação – ético; e internalização – dialógico.

Biografia do Autor

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS. Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de Professores - UFRB. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UESC e Educação Científica e Formação de Professores - PPGECFP/UESB. E-mail:betemadruga@ufrb.edu.ber. ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-1674-0479.

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Publicado
2023-08-29
Como Citar
ELIZABETE DE FREITAS MADRUGA, Z. Etnomodelagem e Construções Históricas: Uma Análise do Processo de Pesquisa de Estudantes do Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-23, 29 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)