Experiências de Aprendizagem Docente na Gestão Colaborativa do Ensino-aprendizagem de Matemática baseado em Tarefas Exploratórias
Resumo
O objetivo deste estudo é descrever e compreender como professores aprendem colaborativamente a fazer a gestão do ensino-aprendizagem da matemática baseado em tarefas exploratórias, tendo como colaboradores colegas e formadores da universidade, e o que aprendem nesse contexto. A pesquisa segue o paradigma qualitativo, sendo adotada a Análise Narrativa Dialógica (AND) para produzir uma compreensão holística e diacrônica do movimento de participação e de aprendizagem dos professores em duas experiências de gestão do ensino baseado em tarefas exploratórias, que têm como objeto de estudo sua própria prática, sendo uma num contexto de grupo colaborativo e outro em contexto de Lesson Study. Os materiais de análise foram: narrativas escritas pelos professores participantes; resoluções dos alunos; e gravações em áudio. Nas AND, ao se narrar analítica e interpretativamente as experiências docentes, são colocadas em evidência os ricos processos de aprendizagem docente e também seus resultados, isto é, os aprendizados ou a produção de conhecimentos profissionais da docência.
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