Experiências de Aprendizagem Docente na Gestão Colaborativa do Ensino-aprendizagem de Matemática baseado em Tarefas Exploratórias

  • Dario Fiorentini Universidade Estadual de Campinas
  • Alex Henrique Alves Honorato Universidade Estadual de Campinas
  • Andrey Patrick Monteiro De Paula Universidade Federal do Norte do Tocantins
Palavras-chave: Gestão do Ensino-Aprendizagem., Tarefas Exploratórias., Professor que Ensina Matemática., Pensamento Algébrico., Sentido de Número

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever e compreender como professores aprendem colaborativamente a fazer a gestão do ensino-aprendizagem da matemática baseado em tarefas exploratórias, tendo como colaboradores colegas e formadores da universidade, e o que aprendem nesse contexto. A pesquisa segue o paradigma qualitativo, sendo adotada a Análise Narrativa Dialógica (AND) para produzir uma compreensão holística e diacrônica do movimento de participação e de aprendizagem dos professores em duas experiências de gestão do ensino baseado em tarefas exploratórias, que têm como objeto de estudo sua própria prática, sendo uma num contexto de grupo colaborativo e outro em contexto de Lesson Study. Os materiais de análise foram: narrativas escritas pelos professores participantes; resoluções dos alunos; e gravações em áudio. Nas AND, ao se narrar analítica e interpretativamente as experiências docentes, são colocadas em evidência os ricos processos de aprendizagem docente e também seus resultados, isto é, os aprendizados ou a produção de conhecimentos profissionais da docência.

Biografia do Autor

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas
(Unicamp). Docente aposentado da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp), atuando nos cursos de mestrado e doutorado do PPGE e do PECIM. Pesquisador do CNPq/PQ-1B. Coordenador dos Grupos de Pesquisa Prática Pedagógica em Matemática (Prapem) e Grupo de Sábado
(GdS). E-mail: dariof@unicamp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5536-0781.

Alex Henrique Alves Honorato, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de São José do Rio Preto, Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Campus de Rio Claro, e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui experiência com: Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Integral e Integrada, EJA), Educação Superior e Educação a Distância. Atualmente, é Professor Temporário de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de São Paulo, e é membro dos grupos Prática Pedagógica em Educação Matemática (PraPEM-UNICAMP), Grupo de Sábado (GdS) e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC-IFSP).

 E-mail: alex_unesp2010@hotmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5455-7416 .

Andrey Patrick Monteiro De Paula, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Andrey Patrick Monteiro de Paula é licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e discente do Programa de Graduação em Educação – Doutorado, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha - Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia. É professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Centro de Educação, Humanidades e Saúde de Tocantinópolis/TO, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia desde o ano de 2014.

E-mail: andrey.dpaula@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2724-4844 .

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Publicado
2023-08-07
Como Citar
FIORENTINI, D.; HONORATO, A. H. A.; DE PAULA, A. P. M. Experiências de Aprendizagem Docente na Gestão Colaborativa do Ensino-aprendizagem de Matemática baseado em Tarefas Exploratórias. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-30, 7 ago. 2023.
Seção
Tarefas Matemáticas e a Aprendizagem Profissional Docente na Formação Inicial e