Avaliação Formativa: contribuições da Teoria Antropológica do Didático

  • Victor Hugo Chacon Britto Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Roberto Carlos Dantas Andrade Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Renato Borges Guerra Universidade Federal do Pará (UFPA)
Palavras-chave: Avaliação Formativa, Teoria Antropológica do Didático, Educação.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma articulação entre uma avaliação contínua e formativa, durante o processo de estudo, com elementos da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard. Para isso, apresenta um histórico da Avaliação Formativa utilizando-se de alguns autores como Scriven, Black e William, e Barreira, Boavida e Araújo. Além disso, discute-se sobre a utilização, princípios e benefícios dessa avaliação, não somente para os alunos, mas também para os professores e todos os partícipes da educação. Finalmente, mostra em termos praxeológicos como a avaliação formativa pode ser utilizada, por meio de um exemplo, em uma tarefa em sala de aula.

Biografia do Autor

Victor Hugo Chacon Britto, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2003) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Tenente Rêgo Barros e doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará, na linha de pesquisa Percepção Matemática, Processos e Raciocínios, Saberes e Valores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: didática matemática, ensino, matemática e avaliação.
Roberto Carlos Dantas Andrade, Universidade Federal do Pará (UFPA)
Possui graduação em matemática licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2007) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará (PARFOR), da Faculdades Integradas Ipiranga, da rede publica federal Escola Tenente Rego barros e estadual Escola Eunice Weaver. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da Matemática; Teoria Antropologica do Didático (TAD); Comunidade de Estudos.
Renato Borges Guerra, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (1976), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pará. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas desde sua fundação em 2002 e do Programa de Pós-Graduação da Rede de Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: didática da matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, saberes tradicionais e história da matemática. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas da Didática da Matemática.

Referências

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
BRITTO, V. H. C.; ANDRADE, R. C. D.; GUERRA, R. B. Avaliação Formativa: contribuições da Teoria Antropológica do Didático. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)