Elementos e Efeitos do Contrato Didático: uma análise das relações frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1º grau

Palavras-chave: Teoria das Situações Didáticas, Elementos e Efeitos do Contrato Didático, Resolução e Elaboração de Problemas Matemáticos, Equação Polinomial do 1º Grau, Professor e aluno

Resumo

Este artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado e tem como objetivo analisar as relações
contratuais entre o professor e os alunos, frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas
envolvendo equações polinomiais do 1º grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do contrato
didático. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada com um professor e seus alunos de uma
turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada no interior de
Pernambuco, com a realização de entrevistas semiestruturadas e a observação das aulas referentes
ao conteúdo. Diante dos dados, pudemos identificar os elementos e efeitos do contrato didático e
constatar que a elaboração de problemas é uma habilidade não usual na sala de aula investigada,
revelando-se como uma ruptura do contrato didático, levando o professor e os alunos a algumas
mudanças de pensamento e de comportamento na relação didática.

Biografia do Autor

Ivia Mayara Morais dos Santos, Escola Municipal Irmã Zélia de Nicácio

Magíster en Educación en Ciencias y Matemáticas de la UFPE / Especialista en Enseñanza de Matemáticas para Escuelas Secundarias de IFPE / Especialista en Psicopedagogía Institucional de UNOPAR / Licenciada en Matemáticas de IFPE.

Edelweis José Tavares Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Formação dos Professores de Belo Jardim (2003); Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEPB (2011). Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2017) e e pós-doutorando pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS (2023). Atualmente é professor Adjunto do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco Campus Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA), atuando na Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Matemática (professor permanente); Trabalha na linha de pesquisa Didática e Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática. Experiência Profissional: Docência no Ensino Superior e na Educação básica. Atuação em programas: PARFOR- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica PARFOR; RENAFOR- Rede Nacional de Formação Continuada de Professores e o PIBID Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Líder do grupo de pesquisa NUPEFAP-Núcleo de Pesquisa, Extensão de Formação Docente do Agreste Pernambucano desde de 28/12/2017. Sendo ainda, membro do GT 14 (SBEM), e dos grupos de pesquisa: Reunião de Estudos em Didática da Matemática (REDE) e Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática, desenvolvendo pesquisas no escopo da Educação Matemática/ Didática da Matemática, com ênfase nas seguintes vertentes: Transposição Didática, Contrato, Obstáculos Didáticos ; Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Teoria das Situações Didáticas (TSD). Interesses profissionais atualmente pela pesquisa em Educação Matemática, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes tópicos: Aritmética, Álgebra, Ensino, Currículo; Formação Docente, Programas Curriculares e Livro Didático.

Referências

ALMEIDA, Fernando Emílio Leite de. O contrato didático na passagem da linguagem natural para a linguagem algébrica e na resolução da equação na 7º série do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2009.

ALMEIDA, Fernando Emílio Leite de. O contrato didático e as organizações matemáticas e didáticas: analisando suas relações no ensino da equação do segundo grau a uma incógnita. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2016.

ARAÚJO, Lúcia Fátima. Rompendo o Contrato Didático: a utilização de estratégias metacognitivas na resolução de problemas algébricos. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2009.

ARAÚJO, Lúcia Fátima; BRITO LIMA, Anna. Paula. Avelar; CÂMARA DOS SANTOS. Marcelo. Ruptura e efeitos do Contrato Didático numa sala de aula de resolução de problemas algébricos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 92, n. 232, p. 739-756, set./dez. 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino Fundamental e Ensino Médio. Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME.

BRITO LIMA, Anna. Paula. Avelar. Contrato Didático e Transposição Didática: Inter-relações entre os fenômenos didáticos na iniciação à álgebra na 6ª série do Ensino Fundamental. 410f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

BROUSSEAU, Guy. Fondementes e méthodes de la didactique dês mathématiques. Recherche en Didactique des Mathématiques. 1986. 7(2), 33-115.

BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática. 2008.

GOMES, Maria Janiely de Siqueira. As Expectativas do Professor e Seus Alunos Frente ao Saber Geométrico: Uma Análise a partir da Noção de Contrato Didática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco Ensino Fundamental. Recife, 2019.

SILVA. Tony Regy Ferreira da. Investigando os feitos do contrato didático em uma sala de aula de matemática: o caso da circunferência e do círculo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

Publicado
2023-11-08
Como Citar
MAYARA MORAIS DOS SANTOS, I.; JOSÉ TAVARES BARBOSA, E. Elementos e Efeitos do Contrato Didático: uma análise das relações frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1º grau . Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 1-20, 8 nov. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)