Elementos e Efeitos do Contrato Didático: uma análise das relações frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas envolvendo equações polinomiais do 1º grau
Resumo
Este artigo é um recorte de uma Dissertação de Mestrado e tem como objetivo analisar as relações
contratuais entre o professor e os alunos, frente ao conteúdo resolução e elaboração de problemas
envolvendo equações polinomiais do 1º grau, sob a ótica dos elementos e efeitos do contrato
didático. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada com um professor e seus alunos de uma
turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada no interior de
Pernambuco, com a realização de entrevistas semiestruturadas e a observação das aulas referentes
ao conteúdo. Diante dos dados, pudemos identificar os elementos e efeitos do contrato didático e
constatar que a elaboração de problemas é uma habilidade não usual na sala de aula investigada,
revelando-se como uma ruptura do contrato didático, levando o professor e os alunos a algumas
mudanças de pensamento e de comportamento na relação didática.
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