Educação Financeira e Livros Didáticos de Matemática

um olhar para pesquisas brasileiras

Palavras-chave: Educação Financeira, Pesquisa Bibliográfica, Livros Didáticos de Matemática

Resumo

No Brasil, um dos materiais mais presentes nas escolas são os Livros Didáticos. Estes estão sob influência das proposições da Base Nacional Comum Curricular que orienta e explicita, entre outros pontos, temáticas a serem abordadas em toda a Educação Básica. Uma dessas, a Educação Financeira, é tratada como transversal e integradora, porém está fortemente relacionada com a Matemática. Assim, nos indagamos: de que maneiras as pesquisas articulam os Livros Didáticos de Matemática com a Educação Financeira? Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico qualitativo, utilizando o tratamento analítico conduzido pela Análise de Conteúdo e gerando duas categorias: i) o Livro Didático como foco de investigação; e, ii) reflexões sobre os Livros Didáticos como suporte de pesquisa. Os dados indicam um foco nos Livros de Matemática, a não utilização de uma metodologia específica para a análise de Livros Didáticos e a responsabilidade dos professores em proporcionar ambientes críticos sobre a Educação Financeira.

Biografia do Autor

Brena Cristina Sturion, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professora da rede pública estadual de São Paulo. Doutoranda em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da UNESP, Rio Claro, SP. Mestre em Educação Matemática (UNESP, 2023) e Licenciada em Matemática (UNESP, 2020).

Andrei Luís Berres Hartmann, UNESP - câmpus Rio Claro
Discente do Curso de Doutorado em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da UNESP, Rio Claro, SP, Brasil, com período “sanduíche” na Universidade NOVA de Lisboa, Caparica, Portugal. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) – processos 2021/11937-0 e 2023/02251-2. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2019) e Mestre em Educação Matemática (UNESP, 2021).  
Lucas Carato Mazzi, UNESP - câmpus Rio Claro

Professor Assistente Doutor do Departamento de Matemática, IGCE/Unesp, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) do mesmo instituto. Possui Licenciatura em Matemática (UNESP, 2011); Mestrado em Educação Matemática (UNESP, 2014); Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP, 2018). Desenvolveu um estágio de Pós-Doutoramento no PPGEM (mar/2019 a fev./2023).

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Publicado
2024-03-04
Como Citar
STURION, B. C.; HARTMANN, A. L. B.; MAZZI, L. C. Educação Financeira e Livros Didáticos de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 21, 4 mar. 2024.