Lesson Study no Programa de Residência Pedagógica: desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de matemática
Learnings of Future Mathematics Teachers
Resumo
Este artigo visa analisar as implicações do uso do Lesson Study, contexto formativo baseado na colaboração e reflexão de professores, para a promoção do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores de matemática, bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (RP) da CAPES, vinculados à FCT/UNESP. A pesquisa teve como participantes dois professores preceptores da escola parceira, a coordenadora do RP e 16 bolsistas divididos em dois grupos. Os grupos realizaram ciclos do Lesson Study no segundo semestre de 2019: as aulas foram planejadas, aplicadas em uma escola estadual e foram feitas discussões e reflexões sobre elas na universidade, reelaborando-as e reaplicando-as duas vezes. Observou-se o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo além de outras aprendizagens docentes já relatadas por pesquisas sobre o Lesson na formação continuada. Essa vivência proporcionou aos licenciandos uma experiência diferenciada do estágio, unindo teoria e prática e aproximando escola e universidade.
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