Lesson Study no Programa de Residência Pedagógica: desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de matemática

Learnings of Future Mathematics Teachers

  • Maria Cecília Fonçatti UNESP
  • Maria Raquel Miotto Morelatti UNESP
Palavras-chave: Lesson Study, Formação Inicial Docente, Residência Pedagógica., Ensino de Matemática, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo

Resumo

Este artigo visa analisar as implicações do uso do Lesson Study, contexto formativo baseado na colaboração e reflexão de professores, para a promoção do desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos futuros professores de matemática, bolsistas do Programa de Residência Pedagógica (RP) da CAPES, vinculados à FCT/UNESP. A pesquisa teve como participantes dois professores preceptores da escola parceira, a coordenadora do RP e 16 bolsistas divididos em dois grupos. Os grupos realizaram ciclos do Lesson Study no segundo semestre de 2019: as aulas foram planejadas, aplicadas em uma escola estadual e foram feitas discussões e reflexões sobre elas na universidade, reelaborando-as e reaplicando-as duas vezes. Observou-se o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo além de outras aprendizagens docentes já relatadas por pesquisas sobre o Lesson na formação continuada. Essa vivência proporcionou aos licenciandos uma experiência diferenciada do estágio, unindo teoria e prática e aproximando escola e universidade.

Biografia do Autor

Maria Cecília Fonçatti, UNESP

Doutora em Educação (FCT/UNESP), Mestre em Matemática Aplicada e Computacional (FCT/UNESP) e Licenciada em Matemática (FCT/UNESP). Professora de Matemática da Rede Particular de Presidente Prudente/SP. Aluna de pós-doutorado na FCT/UNESP. E-mail: maria.foncatti@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1623-1191

Maria Raquel Miotto Morelatti, UNESP

Doutora em Educação (Currículo) (PUC/SP), Mestre em Matemática (UFSCar) e Licenciada em Matemática pela (FCT/UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Matemática e Computação da Universidade Estadual Paulista da FCT/UNESP.. E-mail: maria.raquel@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5712-3237.  

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Publicado
2023-12-04
Como Citar
FONÇATTI, M. C.; MIOTTO MORELATTI, M. R. Lesson Study no Programa de Residência Pedagógica: desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo de futuros professores de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 1-20, 4 dez. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)