Trilhas de aprendizagem de matemática: uma Análise Hermenêutica de materiais do 7º ano do ensino fundamental

Palavras-chave: Materiais didáticos impressos. Educação Matemática. Hermenêutica de Profundidade. Ensino Remoto emergencial

Resumo

Durante a pandemia da COVID-19, o Ministério de Educação permitiu que as instituições de ensino dessem continuidade aos processos educacionais por meio de aulas remotas. No Estado do Paraná, ocorreu a elaboração e a distribuição de materiais impressos de atividades, chamados de Trilhas de Aprendizagem. Com o objetivo de analisar como a Matemática foi mobilizada nas Trilhas de Aprendizagem disponibilizadas para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental, realizou-se uma pesquisa de mestrado respaldada no referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP), proposta por John B. Thompson. Foram analisadas 33 Trilhas de Aprendizagem, a partir das três fases, não lineares e concomitantes, deste referencial: a análise sócio-histórica; a análise formal; a interpretação-reinterpretação. A investigação possibilitou que fossem identificados aspectos contextuais, estruturais, convencionais, intencionais e referenciais da forma simbólica. O exercício hermenêutico desenvolvido na análise culminou na reflexão sobre as formas de se investigar materiais didáticos, levando em consideração os aspectos presentes na teoria da Hermenêutica de Profundidade.

Biografia do Autor

Alvaro Henrique Mateus da Rocha, Puc Pr

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Possui aperfeiçoamento em contabilidade e finanças (UFPR) e especialização em Metodologia do Ensino de Matemática (FAEL). Atualmente é professor - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática.

Mirian Maria Andrade

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2001-2004). Mestre em Educação Matemática (2008) e Doutora em Educação Matemática (2012), pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Rio Claro. Trabalha com pesquisa em Educação Matemática, sobretudo em História da Educação Matemática, Formação de Professores e Análise de textos escritos. Atualmente é professora associada do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba; docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT), UTFPR campi Cornélio Procópio e Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), UTFPR campus Curitiba. É líder do Grupo de Estudos em História da Educação e Educação Matemática - GEHEEM.

Referências

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Publicado
2023-12-21
Como Citar
MATEUS DA ROCHA, A. H.; MIRIAN MARIA ANDRADE. Trilhas de aprendizagem de matemática: uma Análise Hermenêutica de materiais do 7º ano do ensino fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 44, p. 24, 21 dez. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)