Trilhas de aprendizagem de matemática: uma Análise Hermenêutica de materiais do 7º ano do ensino fundamental
Resumo
Durante a pandemia da COVID-19, o Ministério de Educação permitiu que as instituições de ensino dessem continuidade aos processos educacionais por meio de aulas remotas. No Estado do Paraná, ocorreu a elaboração e a distribuição de materiais impressos de atividades, chamados de Trilhas de Aprendizagem. Com o objetivo de analisar como a Matemática foi mobilizada nas Trilhas de Aprendizagem disponibilizadas para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental, realizou-se uma pesquisa de mestrado respaldada no referencial teórico-metodológico da Hermenêutica de Profundidade (HP), proposta por John B. Thompson. Foram analisadas 33 Trilhas de Aprendizagem, a partir das três fases, não lineares e concomitantes, deste referencial: a análise sócio-histórica; a análise formal; a interpretação-reinterpretação. A investigação possibilitou que fossem identificados aspectos contextuais, estruturais, convencionais, intencionais e referenciais da forma simbólica. O exercício hermenêutico desenvolvido na análise culminou na reflexão sobre as formas de se investigar materiais didáticos, levando em consideração os aspectos presentes na teoria da Hermenêutica de Profundidade.
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