O Desafio ao Paradigma do Exercício e sua Compatibilização com as Práticas Escolares por Professores que Ensinam Matemática
Resumo
Este estudo objetiva compreender como os professores de matemática da Educação Básica compatibilizam o desafio ao paradigma do exercício com a prática pedagógica escolar em termos de aprendizagem docente, à luz dos estudos de Lave e Wenger (1991) e das discussões no campo da Educação Matemática Crítica. Para tanto, utilizamos de uma abordagem qualitativa. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores de matemática. A análise sugere que os professores compatibilizam os modos pelos quais se afastam do ensino tradicional com a prática pedagógica escolar, sobretudo, a partir da assunção de uma postura de experimentação, que lhes permite superar limitações, valer-se de oportunidades e transformar adversidades do contexto escolar em circunstâncias favoráveis ao desafio do paradigma do exercício. Por fim, o estudo evidencia a relevância de uma formação docente mais atenta à prática pedagógica escolar e que incentive a postura de experimentação dos professores.
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