Em Busca Da Superação De Defasagens De Aprendizagem Durante A Atividade De Ensino De Matemática

  • Debora da Conceição Ferreira IFSP
  • Wellington Pereira das Virgens IFSP
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Ensino de Funções, Recuperação de Aprendizagem, Pensamento Algébrico, Teoria Histórico-cultural

Resumo

O presente artigo é um recorte de pesquisa de mestrado e tem como objetivo apresentar aspectos da análise de movimentos formativos que potencializaram a superação de defasagens de aprendizagens matemáticas acumuladas ao longo de períodos pregressos de escolarização. O movimento formativo que contextualiza a pesquisa ocorreu em turmas do Ensino Médio de uma escola de Educação Básica da rede pública estadual de São Paulo, e o recorte destacado neste texto enfatiza os movimentos de um grupo de estudantes durante as aulas de matemática que buscavam desenvolver os estudos de funções polinomiais do 1º grau. O objetivo deste texto é apresentar o potencial da perspectiva teórico-metodológica que fundamentou a organização de tal movimento formativo para a superação daquelas defasagens de aprendizagem. Essa perspectiva teórico-metodológica remete aos pressupostos das teorias histórico-cultural e da atividade. A partir do conceito de atividade e assumindo a necessidade de superação da perspectiva de desenvolvimento do mero saber-fazer, evidenciamos que, ao se apropriarem do conhecimento matemático no contexto da atividade orientadora de ensino, os estudantes desenvolvem modos de pensamento, inclusive o pensamento algébrico funcional, que trazem consigo indícios de movimentos de sentidos pessoais que remetem à superação de defasagens de aprendizagem de conteúdos curriculares não aprendidos nos processos de escolarização pregressa.

Biografia do Autor

Debora da Conceição Ferreira, IFSP

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de São Paulo, na linha de pesquisa de práticas pedagógicas. Realiza pesquisas envolvendo o desenvolvimento do pensamento algébrico e superação das defasagens de aprendizagem. É Docente da rede Estadual de Ensino de São Paulo – SP. É membro do GEPPEDH-MAT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Educativos e Teoria Histórico Cultural - Educação Matemática.

Wellington Pereira das Virgens, IFSP

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP, na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática. Realiza pesquisas envolvendo as Relações étnico-raciais no ensino de matemática, o pensamento algébrico e a resolução de problemas. É Docente do Departamento de Ciências e Matemática do Instituto Federal de São Paulo - campus São Paulo, credenciado como Professor Colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática - Encima.

Referências

BARRETO, Marina Menna. Matemática e Educação Sexual: modelagem do fenômeno da absorção/eliminação de anticoncepcionais orais diários. Porto Alegre. 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996

BRASIL. MEC. Métodos de diagnóstico inicial e processos de avaliação diversificados. In: Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/194-metodos-de-diagnostico-inicial-e-processos-de-avaliacao-diversificados. Acesso em: 25 out. 2023.

CALDAS, Roseli Fernandes Lins; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Recuperação escolar: uma análise crítica a partir da Psicologia Escolar. In: Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 18, Número 1, p. 17-25, 2014.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

FERREIRA, Debora da Conceição. Transição do Pensamento Aritmético ao Pensamento Algébrico na Educação de Jovens e Adultos: superando um hiato na formação do professor de matemática. São Paulo. IFSP. 2021.

FERREIRA, Debora da Conceição. O desenvolvimento do pensamento funcional no ensino médio e práticas de ensino para superação de defasagens. 121f. (Dissertação de Mestrado). IFSP. São Paulo. 2023.

MASOLA, Wilson; ALLEVATO, Norma. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, v. 3, n. 7, p. 52-67, 2019.

MATO GROSSO. Escola ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar. Cuiabá: Seduc, 2000.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Tradução por Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. Livro 1, v. 1, t. 1. São Paulo: Abril Cultural, 1985.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como ação formadora. In: CASTRO, Amelia Domingos de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensinar a ensinar. São Paulo: Pioneira, p. 143-162, 2001

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Rio Claro, n. 12, 1996.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. Tese (Livre Docência em Metodologia do Ensino de matemática) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo. 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. São Paulo: Penso, 2013.

VIRGENS, Wellington Pereira das. Problemas Desencadeadores de Aprendizagem na organização do ensino: sentidos em movimento na formação de professores de matemática. 289 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado
2024-03-29
Como Citar
DA CONCEIÇÃO FERREIRA, D.; PEREIRA DAS VIRGENS, W. Em Busca Da Superação De Defasagens De Aprendizagem Durante A Atividade De Ensino De Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 45, p. 1-21, 29 mar. 2024.