Percepção de alunas do 7º ano do Ensino Fundamental em aulas de Matemática no contexto de uma turma predominantemente composta por meninos
Resumo
Sustentadas pelas ideias de teóricos dos campos dos Estudos de gênero e sexualidade e da Educação Matemática, temos como objetivo investigar a maneira como três meninas, em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, composta majoritariamente por meninos, se sentem em relação à Matemática vista na escola e às possibilidades futuras que essa disciplina pode vir a lhes proporcionar. A investigação deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com as estudantes e com a professora de Matemática da turma. Concluímos este estudo constatando que esse cenário não detém aspectos propícios para se efetivar como um espaço democrático e, sobretudo, de acolhimento para as alunas no tangível às suas aprendizagens matemáticas. Avaliamos como relevante e necessária a realização de pesquisas similares, na intenção de compreender o papel de outros sujeitos, além das meninas, na constituição do cenário de aulas de matemática, buscando modificações necessárias a tais ambientes educacionais.
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