Percepção de alunas do 7º ano do Ensino Fundamental em aulas de Matemática no contexto de uma turma predominantemente composta por meninos

Palavras-chave: Educação Matemática. Gênero. Meninas na Matemática.

Resumo

Sustentadas pelas ideias de teóricos dos campos dos Estudos de gênero e sexualidade e da Educação Matemática, temos como objetivo investigar a maneira como três meninas, em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, composta majoritariamente por meninos, se sentem em relação à Matemática vista na escola e às possibilidades futuras que essa disciplina pode vir a lhes proporcionar. A investigação deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com as estudantes e com a professora de Matemática da turma. Concluímos este estudo constatando que esse cenário não detém aspectos propícios para se efetivar como um espaço democrático e, sobretudo, de acolhimento para as alunas no tangível às suas aprendizagens matemáticas. Avaliamos como relevante e necessária a realização de pesquisas similares, na intenção de compreender o papel de outros sujeitos, além das meninas, na constituição do cenário de aulas de matemática, buscando modificações necessárias a tais ambientes educacionais.

Biografia do Autor

Monike Alves Gouvea, UERJ

Mestre em Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atualmente é Professora Assistente do Departamento de Matemática e Desenho da mesma instituição

Gabriela Felix Brião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro, atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado
2024-06-20
Como Citar
ALVES GOUVEA, M.; FELIX BRIÃO, G. Percepção de alunas do 7º ano do Ensino Fundamental em aulas de Matemática no contexto de uma turma predominantemente composta por meninos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 13, 20 jun. 2024.
Seção
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática