Conhecimentos desenvolvidos por professores brasileiros a partir de uma formação colaborativa em Estatística

Palavras-chave: Formação, Ensino de Estatística, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as narrativas de duas professoras brasileiras, que atuam no Ensino Fundamental, a partir de participação de formação colaborativa de Estatística, para o desenvolvimento profissional. Esta é uma pesquisa qualitativa, que utiliza áudio e vídeo gravados durante a formação, planejamento, ações práticas e sessão reflexiva. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Ao comparar os conhecimentos antes e após a formação, foi possível constatar que as professoras desenvolveram aprendizagens relacionadas ao conteúdo de estatística e à prática pedagógica para ensinar estatística. Compreender, vivenciar e refletir sobre o ciclo investigativo PPDAC contribuiu para o desenvolvimento do Letramento Estatístico. As professoras reconheceram os benefícios de explorar contextos reais e envolver os estudantes ativamente, em oposição às abordagens tradicionais. A metodologia de formação promoveu processos reflexivos sobre a prática, coprodução de conhecimento e Desenvolvimento Profissional. Este estudo destaca o impacto positivo do trabalho colaborativo nas práticas pedagógicas dos professores de estatística.

Biografia do Autor

Márcio Matoso de Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) e em Letras pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Graduação em Agronomia interrompida na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Especialista em Psicopedagogia clínica e instituional pela Faculdade Stella Maris (FACO). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Doutorando pela rede nordeste de ensino (RENOEN-POLO IFCE). Faz parte da Rede de educação Matemática Nordeste (REM-NE) e do grupo de produção de mídias digitais (PROMÍDIA/UFC). Atua como professor polivalente da rede municipal de Fortaleza-ce.

juscileide Braga de Castro, universidade Federal do Ceará

Possui licenciatura em Matemática (2006), mestrado (2012) e doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará, na Faculdade de Educação/FACED, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE. Integrante do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e Líder do Grupo de Pesquisa e Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática (PROMÍDIA), onde desenvolve recursos Educacionais Digitais, projetos interdisciplinares e pesquisas na área de Matemática e Tecnologias Digitais. Faz parte da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Autora de Livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi consultora de Matemática do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) pelo MEC (UNESCO - 2018); também foi consultora e Leitora crítica para a produção de livros didáticos para o Estado do Ceará, junto a Nova Escola e a SEDUC/CE (2020/2021)

Maria Cleide da Silva Barroso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE

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Publicado
2024-07-13
Como Citar
MATOSO DE PONTES, M.; BRAGA DE CASTRO, JUSCILEIDE; DA SILVA BARROSO, M. C. Conhecimentos desenvolvidos por professores brasileiros a partir de uma formação colaborativa em Estatística. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 1-21, 13 jul. 2024.