Conhecimentos desenvolvidos por professores brasileiros a partir de uma formação colaborativa em Estatística
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as narrativas de duas professoras brasileiras, que atuam no Ensino Fundamental, a partir de participação de formação colaborativa de Estatística, para o desenvolvimento profissional. Esta é uma pesquisa qualitativa, que utiliza áudio e vídeo gravados durante a formação, planejamento, ações práticas e sessão reflexiva. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Ao comparar os conhecimentos antes e após a formação, foi possível constatar que as professoras desenvolveram aprendizagens relacionadas ao conteúdo de estatística e à prática pedagógica para ensinar estatística. Compreender, vivenciar e refletir sobre o ciclo investigativo PPDAC contribuiu para o desenvolvimento do Letramento Estatístico. As professoras reconheceram os benefícios de explorar contextos reais e envolver os estudantes ativamente, em oposição às abordagens tradicionais. A metodologia de formação promoveu processos reflexivos sobre a prática, coprodução de conhecimento e Desenvolvimento Profissional. Este estudo destaca o impacto positivo do trabalho colaborativo nas práticas pedagógicas dos professores de estatística.
Referências
ALVES, Heloisa Carvalho.; SANTANA, Erivalda Ribeiro dos Santos. Uma sequência de ensino e o letramento estatístico nos anos iniciais. REVEDMAT - Revista Educação Matemática em Foco, v. 8, n. 2, 2019. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REM/article/view/1194.
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
AUSUBEL, David Paul. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune & Stratton, 1963.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOAVIDA, Ana Maria; PONTE, João Pedro da. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/02-BoavidaPonte (GTI) .pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CASTRO-FILHO, José Aires. Supporting mathematics public school teachers’ professional development and the teaching of statistics in elementary and middle school: An imperative for teacher education in Brazil. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 17, n. 4, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.29333/iejme/12305
CLARKE, David Joseph; HOLLINGSWORTH, Hilary. Elaborating a model of teacher professional growth. Teaching and Teacher Education, v. 18, n. 8, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0742-051X(02)00053-7
FERREIRA, Ana Cristina. O trabalho colaborativo como ferramenta e contexto para o desenvolvimento profissional: compartilhando experiências. In: NACARATO, A.M.; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Orgs.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, pp. 149-166.
FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andry. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GAL, Iddo. Adults' Statistical Literacy: Meanings, Components, Responsibilities. International Statistical Review, v. 70, 2002, p. 1-25. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1751-5823.2002.tb00336.x
GATTI, Bernardete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006.
HAHN, Corinne. La recherche internationale en éducation statistique: état des lieux et questions vives. Statistique et Enseignement, v. 6, 2015, pp. 25–39. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287632740_la_recherche_internationale_en_education_statistique_etat_des_lieux_et_questions_vives . Acesso em: 01/08/2023.
LOPES, Celi Espasandin. O Ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a Formação dos Professores. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, jan./abr. 2008, p. 57-73.
MAGALHÃES, Maria Cecília. Reflective Sessions: a tool for teachers to critically understand classroom actions. In: FIDALGO, S.S.; SHIMOURA, A.S. (Orgs.). Pesquisa Crítica de Colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor, 2007, pp. 185-215.
MAGINA, Sandra Maria Pinto; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; SANTOS, Aparecida dos; MERLINI, Vera Lúcia. ESPIRAL RePARe: UM MODELO METODOLÓGICO DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR CENTRADO NA SALA DE AULA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 2, p. 238–258, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p238-258.i6812. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6812. Acesso em: 27 jun. 2024.
MOREIRA, Maria Aparecida. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista cultural La Laguna, Espanha.v.2 n.13, 2012 pp1-19. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf
NACARATO, Adair.; MENGALI, Bárbara.; PASSOS, Cármen Lúcia. A matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v. 2, n. 1, jul. 2001-jul. 2002, p. 37-42. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf. Acesso em: 20/06/2023.
PALM, Teddy. Impact of authenticity on sense making in word problem solving. Educ. Stud. Math. V.2. n.67, pp. 37–58, 2007. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40284639
PONTE, João Pedro da. Perspectivas de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. In: PONTE, J.P. (Org.). Desenvolvimento Profissional dos Professores de Matemática: Que Formação? 1. ed. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciência da Educação, 1996, p. 47-82.
PONTES, Marcio Matoso; CASTRO, Juscileide Braga. A Construção do Conhecimento Matemático do Pedagogo: uma Investigação Sobre os Saberes para a Prática Pedagógica com Estatística. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, v. 13, n. 4, 2021, pp. 515–524. Disponível em https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p515-524. Acesso em 20/08/2023
SANTOS, Camila Leopoldina Batista dos. A sessão reflexiva na formação de cinco professores de inglês da escola pública: que gênero discursivo é esse? In: Encontro Estadual De Didática E Prática De Ensino, 4, 2011, Goiânia. Anais. Goiânia, GO: PUC.
TOMAZ, Vanessa Senna.; DAVID, Maria Manuela M.S. Interdisciplinaridade e aprendizagem matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
WILD, Cristopher J.; PFANNKUCH, Maxine. Statistical Thinking in Empirical Enquiry. International Statistical Review, v. 67, n.3, 1999, p. 223-265.
Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.