Dificuldades comuns no desenvolvimento de Modelagem Matemática e uso pedagógico de Tecnologias Digitais na Educação Básica

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Infraestrutura escolar, Dificuldades docentes, Insegurança docente, TIC

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a análise de publicações da última década em periódicos que trazem pesquisas relacionadas ao uso de Modelagem Matemática (MM) e/ou Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica, para verificar dificuldades comuns ao utilizá-las na perspectiva docente em sala de aula. As publicações foram encontradas no SciELO Brasil a partir de critérios inerentes aos focos das pesquisas, resultando em um corpus com 13 artigos, os quais foram analisados com o respaldo da Análise Textual Discursiva, que permitiu a construção de duas categorias. A primeira, relacionada a questões estruturais da escola, como infraestrutura física e rigidez da estrutura escolar e curricular. A segunda remete à fragilidade da formação e do conhecimento docente, abordando dificuldades e inseguranças do professor. Como resultados, destacam-se diversas aproximações entre as dificuldades ao desenvolver atividades de MM e/ou utilizar as TDIC como ferramentas de ensino.

Biografia do Autor

Rosefran Adriano Gonçales Cibotto

Doutor em Educação pela UFSCar. Professor Associado do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus Campo Mourão e Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM), da Unespar, campi de Campo Mourão e União da Vitória.

Referências

ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, p. 747-768, especial, out. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf. Acesso em: abr. 2022.

ARAÚJO, Jussara de Loiola. Cálculo, Tecnologias e Modelagem Matemática: as discussões dos alunos. 2002. 180f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, 2002.

ARAÚJO, Jussara de Loiola. Uma Abordagem Sócio-Crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 55-68, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37948/28976. Acesso em jun. 2022.

ARRUDA, Heloisa Paes de Barros. Planejamento de aula e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação: percepção de docentes do Ensino Médio. 2012. 256 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9688. Acesso em: abr. 2022.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Trad. Maria J. Alvez, Sara B. dos Santos e Telmo M. Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BARBOSA, Angela Afonsina de Souza. Modelagem matemática: relatos de professores. 2012. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Setor de Ciências Exatas. Curitiba, Paraná: Universidade Federal do Paraná. Disponível em https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/30242. Acesso em jun. 2022.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, n. 4, p. 73 -80, 2004.

BELO, Cibelli Batista; BURAK, Dionisio. A Modelagem Matemática na Educação Infantil: uma experiência vivida. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. 19, 2020. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7485337. Acesso em: jun. 2022.

BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista, Curitiba, n. Especial (1), 157-171, 2011. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nse1/11.pdf. Acesso em: dez. 2022.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 6. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2019.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: abr. 2022.

CALDEIRA, Ademir Donizeti. Modelagem Matemática: um outro olhar. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 33-54, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37940/28968. Acesso em: mai. 2022.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 36, p. 775-800, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4040/3278. Acesso em: abr. 2022.

CEOLIM, Amauri Jersi; CALDEIRA, Ademir Donizeti. Obstáculos e dificuldades apresentados por professores de matemática recém-formados ao utilizarem modelagem matemática em suas aulas na educação básica. Bolema, v. 31, p. 760-776, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/sSGMdTkmK37JSYHLVsQczLM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.

COSTA, Vinícius Vieira; MEDEIROS, Miguel Araújo. Concepções de professores do ensino médio sobre a internet. Anais... VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis. 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1003.pdf. Acesso em: jun. 2022.

COSTA, Daniana; PONTAROLO, Edilson. Aspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, p. 149-168, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/mQVQp8thpJMdy9qkjZxVbTD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.

FERREIRA, Marcello; et al. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/dJv9Vkft6434ffg5tJDPbpM/?lang=pt. Acesso em jun. 2022.

FORNER, Régis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Constituição da práxis docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema, v. 34, p. 501-521, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/J8bCFRSYtvthm8HjfWWyDYt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.

IDEM, Rita de Cássia; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues. Tecnologias digitais no ensino e na formação docente segundo a visão de estudantes de licenciatura em matemática. EccoS–Revista Científica, n. 56, p. 8501, 2021. Disponível em https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8501/8796. Acesso em mai. 2023.

INEP. Notas estatísticas censo escolar 2018. Brasília: MEC, 2019.

JAVARONI, Sueli Liberatti; ZAMPIERI, Maria Teresa. O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos. Bolema, v. 29, p. 998-1022, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/RVsdSzYqRdpNLx8Vht3mcMS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.

LIZ, Lucilene Lisboa; QUAREZEMIN, Sandra. Formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica na modalidade EaD: ensino de língua materna e a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação. Educar em Revista, p. 173-190, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/CDHpDCFkv5FzG86Qwghr95H/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.

LOPES, Maria Maroni. Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra. Bolema, v. 27, n. 46, p. 631-644, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/7jbBvcDtcR7tG7qGYwXzMQM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.

LOPES, Rosemara Perpetua; FÜRKOTTER, Monica. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista, v. 32, p. 269-296, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/n45nDkM4vvsHxGw9tgCnxph/?format=pdf&lang=pt. Acesso em jun. 2022.

MACIEL, Kayque Henrique; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; CEOLIM, Amauri Jersi. Uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): formação inicial e percepções de licenciandos em matemática da Unespar. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 308–329, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6220/4243. Acesso em jun. 2022.

MAGNUS, Maria Carolina Machado. Modelagem Matemática em sala de aula: principais obstáculos e dificuldades em sua implementação. 121f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursa. 2 ed. rev. Ijuí. Editora Unijuí, 2011

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2001.

PERALTA, Helena; COSTA, Fernando Albuquerque. Competência e confiança dos professores no uso das TIC. Síntese de um estudo internacional. Sísifo, n. 3, p. 77-86, 2016. Disponível em http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/63/82. Acesso em: jun. 2022.

PIRES, Magna Natalia Marin; SILVA, Karina Alessandra Pessoa; GOMES, Joice Caroline Sander Pierobon. Formação de professoras dos anos iniciais em Modelagem Matemática. Sisyphus-Journal of Education, v. 9, n. 2, p. 154-180, 2021. Disponível em https://www.redalyc.org/journal/5757/575769046008/575769046008.pdf. Acesso em: abr. 2023.

SANT'ANA, Claudinei de Camargo; AMARAL, Rúbia Barcelos; BORBA, Marcelo de Carvalho. O uso de softwares na prática profissional do professor de matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 03, ago. 2012. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v18n03/v18n03a03.pdf. Acesso em: nov. 2022.

SANTOS, L. M. M.; BISOGNIN, V. Experiências de ensino por meio da Modelagem Matemática na educação fundamental. In: BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A.D.; ARAÚJO, J. L. Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007.

SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; ALVES FILHO, José de Pinho; SCHUHMACHER, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 563-576, 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v23n3/1516-7313-ciedu-23-03-0563.pdf. Acesso em: mai. 2022.

SILVA, Guilherme Henrique Gomes da; PENTEADO, Miriam Godoy. Geometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidade. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 2, p. 279-292, 2013. Disponível em http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v19n02/v19n02a04.pdf. Acesso em: mai. 2022.

SILVA, Juarez Bento; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; MACHADO, Leticia Rocha. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no TPACK. Educação em Revista, v. 37, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gzgFdTsmv9vGmKNQnFPQLQF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: mai. 2022.

SILVA, Raquel Silveira; NOVELLO, Tanise Paula. O uso das tecnologias digitais no ensinar matemática: recursos, percepções e desafios. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 6, n. 4, 2020. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/download/1733/1159. Acesso em: mai. 2022.

SKOVSMOSE, Ole. Educação crítica: incerteza, matemática, responsabilidade. Tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez, 2007.

SKOVSMOSE, Ole; PENTEADO, Miriam Godoy. Riscos trazem possibilidades. In: SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. São Paulo: Ed. Papirus, 2008. p. 41-50.

SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito. Alfabetização científica em ambiente de Modelagem Matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 5, n.1, 2017. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5334/3532. Acesso em: set. 2022.

TARDIF, Maurice; LESSARD Claude. O trabalho docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 7. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.

VASCONCELOS, Carlos Alberto; SANTOS, Josiane Cordeiro de Sousa. Contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação à prática dos professores de Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 16, p. 205-228, 2021. Disponível em http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/575. Acesso em: abr. 2023.

VILANOVA, Ariane Delitti. Sala de aula invertida versus sala de aula tradicional: ensaio randomizado controlado no curso de Técnico de enfermagem. Dissertação de Mestrado. 2021. Disponível em https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204092. Acesso em: mai. 2022.

Publicado
2024-11-06
Como Citar
CIBOTTO, R. A. G. Dificuldades comuns no desenvolvimento de Modelagem Matemática e uso pedagógico de Tecnologias Digitais na Educação Básica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 48, p. 1-26, 6 nov. 2024.