A A pesquisa-formação em evidência

Uma análise a partir de narrativas (auto)biográficas de sete futuros professores de matemática

Palavras-chave: Formação de professores de matemática. Pesquisa-Formação. Narrativas (auto)biográficas.

Resumo

O presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em educação em desenvolvimento junto a uma universidade pública brasileira. A investigação opera com narrativas (auto)biográficas de sete futuros professores de matemática, produzidas a partir de um Seminário de Pesquisa-Formação e analisadas com base no método da compreensão cênica. O texto em tela busca repercutir uma das dimensões emergentes da análise, constituída segundo manifestações de afetos, incentivos, influências, escolhas e desafios relacionadas à opção pela profissão docente. O conhecimento produzido por meio da rememoração, reflexão e compreensão dos próprios percursos formativos reflete o potencial da escrita de si enquanto recurso indispensável à formação docente. A elaboração e apresentação dos memoriais de formação, a partilha e a cumplicidade do grupo ao longo do processo evidenciaram a relevância de espaços que permitam descortinar a singularidade dos percursos formativos, nos quais os futuros professores possam se reconhecer como autores/atores de suas próprias histórias.

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Publicado
2024-06-22
Como Citar
NACHTIGALL, C.; ABRAHÃO, M. H. M. B. A A pesquisa-formação em evidência. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, p. 22, 22 jun. 2024.