Entre pretextos e contextos: uma breve história da OBMEP

Palavras-chave: OBMEP, Ensino de Matemática, Políticas Públicas de Ensino, Avaliações em Larga escala e Externas

Resumo

Este artigo relata a trajetória da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a partir de sua origem e de seus objetivos, bem como discute as intencionalidades governamentais vigentes apresentadas em seus regulamentos, nos discursos dos organizadores, em seu projeto piloto, além dos programas e portais. Analisa os impactos produzidos pela OBMEP como política pública educacional e instrumento de inclusão social. Assim, os resultados evidenciaram que a OBMEP se mostra como um viés seletivo em busca de jovens talentosos em Matemática e, portanto, excludente, embora proclamada como um instrumento de inclusão social.

 

Biografia do Autor

Andressa Felisberto de Oliveira, UFES

Mestra em Ensino na Educação Básica - Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, Brasil. Professora de Matemática da Rede Estadual –Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo –SEDU.

Email: andressafelisberto1201@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-0003-3807-2640

Moysés Gonçalves Siqueira Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (Área de Concentração: História da Educação Matemática) pela UNICAMP.  Professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Email: siqueira.moyses@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6275-4850

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
FELISBERTO DE OLIVEIRA, A.; GONÇALVES SIQUEIRA FILHO, M. Entre pretextos e contextos: uma breve história da OBMEP. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 46, 28 jun. 2024.