Entre pretextos e contextos: uma breve história da OBMEP
Resumo
Este artigo relata a trajetória da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a partir de sua origem e de seus objetivos, bem como discute as intencionalidades governamentais vigentes apresentadas em seus regulamentos, nos discursos dos organizadores, em seu projeto piloto, além dos programas e portais. Analisa os impactos produzidos pela OBMEP como política pública educacional e instrumento de inclusão social. Assim, os resultados evidenciaram que a OBMEP se mostra como um viés seletivo em busca de jovens talentosos em Matemática e, portanto, excludente, embora proclamada como um instrumento de inclusão social.
Referências
BARBOSA, João Lucas Marques. Olimpíadas de Matemática Como Fator de Inclusão Social. In: MORAES, Silvia Elizabeth (org). Currículo e Formação Docente: Um diálogo Interdisciplinar. 1ª ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008, p. 377-397.
BRASIL- Ministério da Educação. Carta aos professores de Matemática. Brasília: MEC, 2005. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/acs_olimpiadacarta100305.pdf >. Acesso em: 12 de Abril 2023.
______.Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1998. Brasília, 1998. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm >. Acesso em 01/11/2023.
______.Ministério da Educação. Lei nº. 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bas es_1ed.pdf >. Acesso em 01/11/2023.
______.Casa Civil. Plano Nacional de Educação. LEI N° 010172, DE 9 de Janeiro de 2001. Brasília, 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf >. Acesso em 01/11/2023.
______,Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf >. Acesso em: 10 de outubro 2023.
______.Biblioteca da Presidência da República, Discurso da Presidenta da República, Dilma Rousseff, durante a cerimônia nacional de premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2012, Brasília. Disponível em: < https://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/expresidentes/dilma-rousseff/discursos/discursos-da-presidenta/discurso-dapresidenta-da-republica-dilma-rousseff-durante-a-cerimonia-nacional-de-premiacaoda-7a-olimpiada-brasileira-de-matematica-das-escolas-publicas-2013-obmep-2011 >. Acesso em 01/11/2023.
______.Casa Civil. Plano Nacional de Educação. LEI N° 010172, DE 9 de Janeiro de 2001. Brasília, 2001. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf >. Acesso em 01/11/2023.
BURIASCO, R.L.C; SOARES, M.T.C. Avaliação de Sistemas Escolares: da classificação dos alunos à perspectiva de análise de sua produção matemática. In: VALENTE, Wagner (org). Avaliação em Matemática: história e perspectivas atuais. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. 2ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2012, p. 101-142.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação. Porto Alegre: Pannonica, 1990.
Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 10 de fevereiro 2023.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e Representações. Tradução: Maria Manuela Galhardo. Lisboa, Portugal: DIFEL, 2002. 122p.
COCCO, Eliane Maria; SUDBRACK, Edite Maria. Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas e avaliação em larga escala: contribuições à qualidade educativa. Pleiade, Foz do Iguaçu, v. 12, n. 12, p. 7-32, jul./Dez. 2012. . Disponível em: < file:///C:/Users/andre/Downloads/193-Texto%20do%20artigo-523-2-10- 20190807%20(2).pdf >. Acesso em 21/01/2023
COCCO, Eliane Maria. Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas e Avaliação em Larga Escala: Possíveis Interlocuções. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Frederico Westphalen. Rio Grande do Sul - RS, 2013.
OBMEP-Regulamento da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/regulamento_olimpiada2007.pdf >. Acesso em: 12/04/2023.
______.Regulamento da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - 2017. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/regulamento_olimpiada2017.pdf >. Acesso em: 12/04/2023.
______.Regulamento da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - 2022. Disponível em: < http://www.obmep.org.br/docs/2022/regulamento.pdf >. Acesso em: 12/03/2023.
SOUZA NETO, João Alves de. Olimpíadas de matemática e aliança entre o campo científico e o campo político. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. São Paulo, 2012.Projeto piloto OBMEP, p. 89-99.
SOUZA, Uelton. SAEB, PISA e OBMEP. Currículo e Práticas Pedagógicas: Metodologia, Desafios e Possibilidades. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós Graduação em Matemática em Rede Nacional), Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro – RJ, 2019.
VIANA, Marcelo Miranda da Silva. Quanto vale a matemática para o Brasil? Texto publicado no jornal Folha de S. Paulo em 03.03.2017. Jornal da USP. São Paulo. Disponível em: < https://jornal.usp.br/artigos/quanto-vale-a-matematica-para-o-brasil/ > Acesso em: 22/04/2023.
ZOTTI, Solange. “As reformas curriculares do ensino médio no Brasil nos anos 90”, Unioeste, Campus Cascavel, Educere et Educare – Revista de educação, Vol.10 nº 19 jan./jun.2015 p. 167 - 179. Disponível em: < https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11698/8510 > Acesso em: 01/10/2023
Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.