Discursos de gênero e práticas de ensino de matemática no início da Educação Básica: Perspectivas docentes
Resumo
O presente artigo analisa o papel dos discursos de gênero nas reflexões produzidas por professoras que ensinam matemática no início da Educação Básica em torno das suas experiências e práticas docentes. Assumindo que os discursos constituem ativamente modos de ser e estar no mundo, a pesquisa foca nos discursos de gênero em relação com o ensino da matemática. A investigação adota uma metodologia qualitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados dentro de um grupo focal e estudados seguindo a análise de discurso. Os dados revelam um posicionamento estratégico das docentes perante os discursos de gênero, permitindo-lhes localizar a origem das desigualdades em outras esferas sociais fora do seu campo de influência. Ademais, a análise mostra que, utilizados em combinação com outros discursos, as professoras recuperam e, até certo ponto, problematizam discursos de gênero para produzir significados sobre o que é ser professora e aprendiz de matemática na escola hoje.
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