Discursos de gênero e práticas de ensino de matemática no início da Educação Básica: Perspectivas docentes

  • Juliana de Oliveira Hessel Vianna Universidade de Sorocaba-UNISO https://orcid.org/
  • Ana Leticia Losano Universidade de Sorocaba https://orcid.org/
Palavras-chave: Discursos de Gênero. Educação Infantil. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Professoras.

Resumo

O presente artigo analisa o papel dos discursos de gênero nas reflexões produzidas por professoras que ensinam matemática no início da Educação Básica em torno das suas experiências e práticas docentes. Assumindo que os discursos constituem ativamente modos de ser e estar no mundo, a pesquisa foca nos discursos de gênero em relação com o ensino da matemática. A investigação adota uma metodologia qualitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados dentro de um grupo focal e estudados seguindo a análise de discurso. Os dados revelam um posicionamento estratégico das docentes perante os discursos de gênero, permitindo-lhes localizar a origem das desigualdades em outras esferas sociais fora do seu campo de influência. Ademais, a análise mostra que, utilizados em combinação com outros discursos, as professoras recuperam e, até certo ponto, problematizam discursos de gênero para produzir significados sobre o que é ser professora e aprendiz de matemática na escola hoje.

Biografia do Autor

Ana Leticia Losano, Universidade de Sorocaba

É doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Córdoba - Argentina (2012). Realiza Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP- Campus Rio Claro (2012), na Faculdade de Matemática, Astronomia e Física da Universidade Nacional de Córdoba (2013-2015) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP (2017-2019). Possui experiencia docente e de pesquisa nos campos da Educação e da Educação Matemática. Como professora adjunta da Universidade Nacional de Córdoba (2015-2019) atua na formação de professores que ensinam matemática na Faculdade de Matemática, Astronomia e Física (Licenciatura em Matemática) e na Faculdade de Filosofia e Humanidades (Licenciatura em Ciências da Educação). Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Suas principais linhas de pesquisa e de atuação docente são: Desenvolvimento profissional de professores; Identidade profissional do professor que ensina matemática; Participação em espaços de formação inicial e continuada; Dimensões sociais e culturais da educação matemática.

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Publicado
2024-11-01
Como Citar
DE OLIVEIRA HESSEL VIANNA, J.; LOSANO, A. L. Discursos de gênero e práticas de ensino de matemática no início da Educação Básica: Perspectivas docentes. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 1-21, 1 nov. 2024.
Seção
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática