“A lente! Que lente, gente?”: enfrentamento do sexismo na formação de professoras e professores de Matemática
confronting sexism in the teacher training of teachers and mathematics teachers
Resumo
O presente artigo é desdobramento de uma pesquisa de mestrado concluída, localizada no campo da Educação Matemática. Esta investigação focaliza a dimensão do gênero na formação inicial de professoras e professores. Desse modo, objetiva-se analisar apropriações discursivas de estudantes de Licenciatura no desenvolvimento de um modo de olhar para questões de Matemática, a partir da perspectiva de gênero. Em uma pesquisa qualitativa, delimitou-se como corpus de analise informações produzidas em um questionário inicial, dez encontros do grupo focal e entrevistas individuais com seis estudantes. Com base na análise desse material, notou-se que as licenciandas e o licenciando construíram uma lente a partir da qual revelaram enxergar o sexismo em questões de Matemática. Como desdobramento, esse processo evidenciou que é possível pensar em alternativas na formação inicial de professoras e professores de Matemática para o enfrentamento do sexismo na futura pratica docente.
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