“A lente! Que lente, gente?”: enfrentamento do sexismo na formação de professoras e professores de Matemática

confronting sexism in the teacher training of teachers and mathematics teachers

Palavras-chave: Gênero, Sexismo, Formação de professores, Matemática

Resumo

O presente artigo é desdobramento de uma pesquisa de mestrado concluída, localizada no campo da Educação Matemática. Esta investigação focaliza a dimensão do gênero na formação inicial de professoras e professores. Desse modo, objetiva-se analisar apropriações discursivas de estudantes de Licenciatura no desenvolvimento de um modo de olhar para questões de Matemática, a partir da perspectiva de gênero. Em uma pesquisa qualitativa, delimitou-se como corpus de analise informações produzidas em um questionário inicial, dez encontros do grupo focal e entrevistas individuais com seis estudantes. Com base na análise desse material, notou-se que as licenciandas e o licenciando construíram uma lente a partir da qual revelaram enxergar o sexismo em questões de Matemática. Como desdobramento, esse processo evidenciou que é possível pensar em alternativas na formação inicial de professoras e professores de Matemática para o enfrentamento do sexismo na futura pratica docente.

Biografia do Autor

Luiza Borges, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura de Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2018), foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) em Matemática. Desenvolveu um projeto em 2018 abordando a temática estatística com a violência de gênero, na perspectiva feminista. Abordando a subnotificação dos dados, referente violência contra as mulheres. Foi membro do grupo de Estudos GECI -"Corpo e Interseccionalidade", desde 2020. É mestre pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente faz doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Faz parte do grupo de pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP). Onde o interesse de pesquisar é sobre o gênero na educação matemática.

André Augusto Deodato , UFOP

Possui graduação em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(2012) e Doutorado em Educação pela mesma Faculdade. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2024). É membro do grupo pesquisa intitulado "Teoria Histórico Cultural da Atividade na Educação" (CHATER/UFMG). Liderou o referido grupo de 2019 até 2023. Também é membro do grupo de pesquisa intitulado "Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral" (NEEPHI/UNIRIO). Ademais, lidera o grupo de pesquisa intitulado "Coletivo Educação Integral e(m) Atividades Matemáticas" (CEIAM/UFOP). Atuou como professor de Matemática no Centro Pedagógico (CP/EBAP/UFMG) de 2012 até 2019. Atualmente é professor do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto e atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da mesma universidade.

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Publicado
2024-11-01
Como Citar
BORGES, L.; DEODATO , A. A. “A lente! Que lente, gente?”: enfrentamento do sexismo na formação de professoras e professores de Matemática . Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 1-19, 1 nov. 2024.
Seção
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática