O aniversário do Caracol

uma produção literária original e a aprendizagem matemática dos alunos do 1º ano

Palavras-chave: Literatura Infantil, Ensino da Matemática, Práticas Pedagógicas, Processos Mentais

Resumo

Este artigo tem como foco o ensino da Matemática por meio da produção literária das crianças, analisando uma proposta prática implementada em sala de aula com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os referenciais teóricos adotados abordam a integração entre o ensino da Matemática e a Literatura Infantil. A análise dos resultados foi realizada a partir da criação de um jogo de cartas inspirado na história, utilizado como ferramenta para explorar os sete processos mentais. O estudo evidenciou que a integração entre Literatura Infantil e o Ensino da Matemática no contexto do ensino para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental resulta em aprendizado contextualizado e significativo. Isso se torna possível por meio de práticas pedagógicas cuidadosamente planejadas e conduzidas pelo professor.

Biografia do Autor

Cristiane Winkel Elert, Colégio Sinodal Alfredo Simon

Graduação em Pedagogia (FACCAT) e em Educação Especial (UFSM). Especialização em Serviçode Atendimento Educacional Especializado (UFPEL), Neuropsicopedagogia (UNINA), Neuroaprendizagem (UNINA) e Psicomotricidade (UNINA). Mestre em Educação Matemática (UFPEL). Atualmente é professora no Colégio Sinodal Alfredo Simon.

Thaís Philipsen Grützmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Matemática e Linguagem; em Educação – ênfase na Educação de Surdos; e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel.  Licenciada em Matemática pela UFPel. Acadêmica do curso de Letras-Libras e Literatura Surda pela UFPel. Professora Associada da UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel). Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Coordenadora da Projeto MathLibras (Site: https://wp.ufpel.edu.br/mathlibras e Canal: https://www.youtube.com/@mathlibras6223).    

Referências

ABRAMOVICK, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo, SP: Scipione, 2009.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite.; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes matemáticos e outros campos do saber / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília, DF: MEC, SEB, 2014.
CAMPOS, Ana Maria Antunes de. Aprendizagem da Matemática: da educação infantil ao ensino fundamental. Rio de Janeiro, RJ: Wak, 2019.
CARVALHO, Regiane Perea. A literatura infantil e a matemática: um estudo com alunos de 5 e 6 anos de idade da educação infantil. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
FERREIRA, Aurora. Contar histórias com arte e ensinar brincando: para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Rio de Janeiro, RJ: Wak, 2016.
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 3. ed. São Paulo, SP: Autêntica, 2021.
RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo, SP: Ática, 2009.
SMOLE, Katia C. Stocco; CÂNDIDO, Patricia T.; STANCANELLI, Renata. Matemática e literatura infantil. 4. ed. Belo Horizonte, MG: Lê, 1999.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKII, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexei Nikolaievitch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, SP: Ícone, 1988.
Publicado
2025-04-24
Como Citar
WINKEL ELERT, C.; PHILIPSEN GRÜTZMANN, T. O aniversário do Caracol. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 49, p. 1-21, 24 abr. 2025.