O aniversário do Caracol
uma produção literária original e a aprendizagem matemática dos alunos do 1º ano
Resumo
Este artigo tem como foco o ensino da Matemática por meio da produção literária das crianças, analisando uma proposta prática implementada em sala de aula com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os referenciais teóricos adotados abordam a integração entre o ensino da Matemática e a Literatura Infantil. A análise dos resultados foi realizada a partir da criação de um jogo de cartas inspirado na história, utilizado como ferramenta para explorar os sete processos mentais. O estudo evidenciou que a integração entre Literatura Infantil e o Ensino da Matemática no contexto do ensino para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental resulta em aprendizado contextualizado e significativo. Isso se torna possível por meio de práticas pedagógicas cuidadosamente planejadas e conduzidas pelo professor.
Referências
BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite.; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Saberes matemáticos e outros campos do saber / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília, DF: MEC, SEB, 2014.
CAMPOS, Ana Maria Antunes de. Aprendizagem da Matemática: da educação infantil ao ensino fundamental. Rio de Janeiro, RJ: Wak, 2019.
CARVALHO, Regiane Perea. A literatura infantil e a matemática: um estudo com alunos de 5 e 6 anos de idade da educação infantil. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
FERREIRA, Aurora. Contar histórias com arte e ensinar brincando: para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Rio de Janeiro, RJ: Wak, 2016.
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 3. ed. São Paulo, SP: Autêntica, 2021.
RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo, SP: Ática, 2009.
SMOLE, Katia C. Stocco; CÂNDIDO, Patricia T.; STANCANELLI, Renata. Matemática e literatura infantil. 4. ed. Belo Horizonte, MG: Lê, 1999.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKII, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexei Nikolaievitch. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, SP: Ícone, 1988.
Copyright (c) 2025 Perspectivas da Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.