Diálogos entre a Pesquisa Narrativa e a Análise Textual Discursiva:

uma análise de relatos no processo de formação docente em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46312/pem.v18i50.21764

Palavras-chave:

Análise Textual Discursiva, Contexto Formativo, Formação Docente, Pesquisa Narrativa, Experiências

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as narrativas formativas que expressam os sentimentos e as experiências vivenciadas como contribuições para a formação docente. Este estudo é de abordagem qualitativa, pois a pesquisa é narrativa, realizado no período de março a junho de 2024. Os participantes da pesquisa são dois professores de Matemática em formação doutoral. Os instrumentos para a construção e análise de dados são as entrevistas e as cartas dispostas pelos participantes da pesquisa. A análise das cartas e das entrevistas foi realizada de acordo com o espaço tridimensional, que envolve quatro direções: introspectiva, extrospectiva, retrospectiva e prospectiva. Utilizou-se também a análise textual discursiva no corpus textual de acordo com as etapas: unitarização, categorização e metatexto. Como resultados, verificamos que para além das experiências vivenciadas no contexto formativo de reflexão introspectiva, extrospectiva, retrospectiva e prospectiva sobre “tornar-se professor”, as contribuições quanto ao aperfeiçoamento da prática pedagógica se revelam para o desenvolvimento do ser humano em suas múltiplas dimensões.

Biografia do Autor

  • Antonia Lilia Soares, INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS

     Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2008). Possuo Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2016). Trabalho como professora de Matemática e Física em escolas da rede pública e particular de Rio Branco -Acre (2008 - 2017). Tenho experiência com diferentes sistemas de ensino: Tradicional, Poliedro, Ari de Sá, Objetivo, Anglo, Pitágoras e Positivo. Tenho experiência docente com Educação de Jovens e Adultos - EJA e experiência como professora de Matemática e Raciocínio Lógico nos cursos: Pré-Enem, Pré-Vestibulares e Pré-Concursos. Trabalho como (PEBTT) professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Tocantins(40H/DE)/ Campus Dianópolis nos cursos: Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática integrados ao Ensino Médio (2017/2018). Atualmente trabalho como docente no IFTO, sob regime de dedicação exclusiva (40H/DE)/ Campus Palmas nos cursos: Técnicos em Administração, Controle Ambiental e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio (2018/2019). No presente momento sou professora-pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada com ênfase em Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFTO - Campus Palmas, desde janeiro de 2019, bem como também sou membro-efetivo do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFTO - Campus Palmas, desde janeiro de 2019.

  • Valdenildo Alves de Araújo, Universidade Federal do Amazonas

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); Mestre em Geometria Diferencial pela Universidade Federal do Amazonas (2012); Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, lotado no Colegiado de Ciências: Matemática e Física do Institituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, é vice coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABI) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Desempenha atividades de pesquisa e extensão na área da Educação Matemática com ênfase na cultura indígena.

  • Kecio Gonçalves Leite, Universidade Federal de Rondônia

    Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Tem experiência em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Educação Intercultural, Formação de professores indígenas, Educação Escolar Indígena. Atualmente, participa do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF), coordena o Grupo de Pesquisa em Etnomatemática (GPE-UNIR), atua no curso de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM/UNIR), no curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT-UFPA-UEA), é professor do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM-UNIR). 

  • Gilberto Francisco Alves de Melo, Universidade Federal do Acre

    Licenciado em Ciências- Matemática pela Universidade Federal do Acre-UFAC (1988). Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Educação, na área de Educação Matemática, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ( EBTT) do Colégio de Aplicação da-Universidade Federal do Acre. Ex-Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e matemática; Ex-Supervisor de PIBID e do Pró-Docência. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática no Acre- FORPROMAT. Líder do Grupo ARTMAT. Membro dos Grupos: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática-UFMT e, do MANCALA- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente-UFSCAR. Representante Estadual da UFAC na REAMEC ( Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)( Docente do Doutorado da REAMEC e, do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática em Rede ( RedECIM). Parecerista de vários periódicos nacionais. .Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Diretor da SBEM/AC (2021-2023). Tem experiência na área de Matemática,com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando nos seguintes temas: Prática Pedagógica; Formação Inicial e Continuada ; Desenvolvimento Curricular , Saberes Docentes e Educação Financeira Escolar.

Referências

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research. Translation: Narrative Inquiry Group and Teacher Education ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. 2. ed. rev. Uberlândia: EDUFU, 2015.
FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e práticas formativas? Bolema, Rio Claro, v.27, n.47, p. 917-938, 2013.
FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de Matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema, Rio Claro, n. 29, p. 43-70, 2008.

FRAIHA-MARTINS, F. F. Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Revista Estudos Avançados, vol. 15, n. 42, p. 259-268, 2001. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/%20eav/article/view/9805. Acesso em: 10 jun. 2024.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, 43.ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GONÇALVES, T. V. O. Uma fresta nos bastidores: investigando questões epistemológico-metodológicas na construção de uma pesquisa. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2., 1999, Valinhos. Anais [...]. Valinhos: ABRAPEC, 1999. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/iienpec/trabalhos/G52.pdf. Acesso em: 6 mai. 2020.

GONÇALVES, T. V. O. Ensino de Ciências e Matemática e formação de professores: marcas da diferença. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

SOARES, Antonia Lilia; ALVES DE ARAÚJO, Valdenildo; GONÇALVES LEITE, Kecio; ALVES DE MELO, Gilberto Francisco. Diálogos entre a Pesquisa Narrativa e a Análise Textual Discursiva: : uma análise de relatos no processo de formação docente em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, [S. l.], v. 18, n. 50, p. 22, 2025. DOI: 10.46312/pem.v18i50.21764. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/21764. Acesso em: 20 fev. 2026.