Representação Gráfica do Espaço de alunos do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental: por que, o que e como analisar?
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa acerca da representação gráfica do espaço de alunos do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental. Com o objetivo de compreender ‘por que’, ‘o que’ e ‘como’analisar a representação gráfica espacial, a pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida em três etapas: reflexão téorica e curricular acerca do ensino das relações espaciais; desenvolvimento de uma atividade diagnóstica; análise e categorização das representações gráficas do espaço. A metodologia de análise do conteúdo contribuiu para a identificação dos níveis de representação espacial analisados a partir dos estudos de Piaget e Inhelder (1993), Gálvez (1996), Pires et al. (2001) e Vece (2014). Os resultados da pesquisa revelam características semelhantes entre as representações dos participantes, reforçando o indício de que as relações espaciais não dependem apenas de processos de maturação, mas, principalmente, de experiências que ampliem a familiarização com o espaço.
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