Representação Gráfica do Espaço de alunos do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental: por que, o que e como analisar?

  • Janaina Pinheiro Vece Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Palavras-chave: Geometria, Espaço, Representação Gráfica, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa acerca da representação gráfica do espaço de alunos do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental. Com o objetivo de compreender ‘por que’, ‘o que’ e ‘como’analisar a representação gráfica espacial, a pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida em três etapas: reflexão téorica e curricular acerca do ensino das relações espaciais; desenvolvimento de uma atividade diagnóstica; análise e categorização das representações gráficas do espaço. A metodologia de análise do conteúdo contribuiu para a identificação dos níveis de representação espacial analisados a partir dos estudos de Piaget e Inhelder (1993), Gálvez (1996), Pires et al. (2001) e Vece (2014). Os resultados da pesquisa revelam características semelhantes entre as representações dos participantes, reforçando o indício de que as relações espaciais não dependem apenas de processos de maturação, mas, principalmente, de experiências que ampliem a familiarização com o espaço.

Biografia do Autor

Janaina Pinheiro Vece, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

anaina Pinheiro Vece é Doutoranda no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2016) e Mestre no Ensino de Ciências e Matemática (2010) pela mesma universidade. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (2005). Atualmente é Professora da Coordenadoria de Estágios em Educação da UNIP-Interativa no curso de Pedagogia e líder da disciplina de Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências. Atua como tutora e professora conteudista da Universidade Cruzeiro do Sul nos cursos de Pós-graduação e Graduação. Tem experiência na área de Educação com foco nos temas: Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Avaliação Externa.

 
Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968, 1967), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000, 2004). Atualmente é professora titular dos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul e coordena o último Programa citado. Tem experiência na área de ensino de Matemática, tanto em sua atuação profissional como na pesquisa com ênfase em Formação de Professores, Educação Matemática, Currículo, anos iniciais do ensino Fundamental Nos últimos anos atuou como assessora para equipes técnicas da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e para o INEP/MEC. Em 2016 foi coordenadora da comissão local para organização do XII ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática. Participa de comitês científicos de vários periódicos da área.

Referências

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
VECE, J. P.; CURI, E. Representação Gráfica do Espaço de alunos do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental: por que, o que e como analisar?. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental