Frações e Decimais: compreender para ensinar números racionais

  • Ana Maria Carneiro Abrahão UNIRIO
Palavras-chave: Número Racional, Estudantes de Pedagogia, Professores dos Anos Iniciais

Resumo

Esse artigo parte da análise de equívocos recorrentes cometidos por docentes dos anos iniciais e estudantes de Pedagogia no que se refere a representação e operação com números racionais. Com base em referenciais teóricos sobre a formação matemática para a docência nos anos iniciais, se objetiva trazer à reflexão o significado do número racional e o entendimento de suas diferentes formas de representação. Uma sequência de sete atividades que trabalham representações e a construção conceitual do número racional foi desenvolvida e analisada em aulas na licenciatura em Pedagogia e discutidas em minicursos ministrados em eventos científicos. As interpretações dadas nas resoluções dessas atividades são analisadas e as reflexões oriundas dessa análise apontam caminhos para a renovação da prática pedagógica dos professores que ensinam matemática no início da escolarização.

Biografia do Autor

Ana Maria Carneiro Abrahão, UNIRIO

Ana Maria Carneiro Abrahão

Educação Matemática na Educção Infantil e nos Anos Iniciais

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

CCH-Pedagogia-Didática-Ensino de Matemática

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
ABRAHÃO, A. M. C. Frações e Decimais: compreender para ensinar números racionais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental