O Cálculo Mental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: discutindo possibilidades

  • Vanessa de Oliveira Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Rio Claro
  • Rosa Monteiro Paulo Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP - Guaratinguetá
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Educação Matemática. Raciocínio. Algoritmos.

Resumo

Inspirados nas de tarefas desenvolvidas com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, nos voltamos para a compreensão de características do ensino de matemática nesse nível de escolaridade. O modo pelo qual os alunos se dispõem a resolver as tarefas propostas revela a ênfase nos algoritmos. Isso os faz cada vez mais dependentes dos professores para validar resultados. Objetivando alternativas para o modo de agir dos alunos em sala de aula, nos deparamos com a possibilidade de trabalho com o Cálculo Mental e nos voltamos para as estratégias pessoais de resolução dos problemas propostos. Esse fazer dos alunos na sala de aula dá o contexto da pesquisa que origina este texto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, na qual se busca identificar possibilidades do Cálculo Mental nas aulas de matemática. Discutimos, neste texto, alguns aspectos revelados pela pesquisa que nos permitem destacar a relevância do trabalho com o Cálculo Mental.

Biografia do Autor

Vanessa de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Rio Claro

Licenciada em Licenciatura em Matemática -Universidade Estadual Paulista - Guaratinguetá

Mestranda em Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro

Rosa Monteiro Paulo, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP - Guaratinguetá

Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP - Guaratinguetá

Departamento de Matemática - Faculdade de Enganharia -Campus Guaratinguetá

Referências

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: SEC/SEF, 1997.

BROCARDO, J.; SERRAZINA, L. O sentido do número no currículo de matemática. In: BROCARDO, J.; Serrazina, L.; Rocha, I. (Eds.). O Sentido do Número: Reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar Editora, 2008, p. 97–115. Disponível em:< http://www.aveordemsantiago.pt/pdfs/novos_programas/matematica/primeiro_ciclo/desenvolvimento_sentido_numero.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2016.

CLARKE, D. M. Written algorithms in the primary years: Undoing the ‘good work’?. In: Proceedings of the twentieth biennial Conference of the Australian Association of Mathematics Teachers 20. Austrália. Anais ... 2005. p. 93-98. Disponível em:< http://morelandnumeracyaiznetwork.wikispaces.com/file/view/Using+Algorithms+in+the+classroom+Doug+Clarke.pdf> . Acesso em: 12 ago. 2016.

D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. n.2. Brasília. 1989. p. 15-19. Disponível em<:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Beatriz.pdf.>. Acesso em: 5 jun. 2016.

EBERHARDTH, I.F.N.; COUTINHO, C.V.S. Dificuldades de aprendizagem em matemática nas séries iniciais: diagnóstico e intervenções. Revista Vivências, v.7, n.13, out/2011, p.62-70. Disponível em:< http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_013/artigos/artigos_vivencias_13/n13_08.pdf>. Acesso em 3 mar. 2016.

GALVEZ, G. et al. Estrategias Cognitivas para el Cálculo Mental. Revista Latinoamericana de Investigación em Matemática Educativa. México, v.14, n. 1, mar. 2011. p. 9-40. Disponível em :< http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-24362011000100002>. Acesso em: 30 mar. 2016

LEGER, P. et al. ECOCAM, un sistema computacional adaptable al contexto para promover estrategias de Cálculo Mental: Características de su diseño e resultados preliminares. Revista Latinoamericana de Investigación em Matemática Educativa. v.17, n.1, mar. 2014. p.33-58. Disponível em :< http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1665-4362014000100003&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 20 mar. 2016.

MOTA, A.P.A.; MEGID, M.A.B.A. As operações aritméticas na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, v.3, n.4, jan.-jun. 2014. p.161-180. Disponível em :< http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/viewFile/908/pdf_88>. Acesso em: 4 abr. 2016.

NOGUEIRA, C.M.I. ; PAVANELLO, R.G.; OLIVEIRA, L.A. Uma experiência de formação continuada de professores licenciados sobre a matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, v.3, n.4, jan.-jun. 2014. Disponível em:< http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/viewFile/907/pdf_87>. Acesso em: 4 abr. 2016.

OLIVEIRA, V. Cálculo Mental e a Produção do Conhecimento Matemático. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Guaratinguetá, 2015. Disponível em:< http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/139061/000865144.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 26 set. 2016.

PARRA, C. et al. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Ed. 18. Porto Alegre: Artmed,1996. 258 p.

RADFORD, L. Educação, educação matemática teoria cultural da objetivação: uma conversa com Luis Radford: entrevista. [março de 2014]. São Paulo: Revista Educação e Pesquisa, v.41, n.1. p.243-260, jan./mar. 2015. Entrevista concedida a Vanessa Dias Moretti, Maria Lúcia Panossian e Manoel Oriosvaldo de Moura. Disponível em :< http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/96683/95897>. Acesso em: 5 mai 2016.

SANTOS, D. M. Estratégias de Cálculo Mental de alunos da 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental. 2014. 172 f. Dissertação (Mestre em Educação Matemática) – Centro em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. Disponível em:< http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1148/1/Dissertacao.DanielMoreira.pdf>. Acesso em: 7 set. 2015.

SÃO PAULO. Orientações Curriculares do Estado de São Paulo Anos Iniciais do Ensino Fundamental Matemática (versão preliminar): Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB. São Paulo: Secretaria da Educação, 2014. Disponível em:< http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/962.pdf>. Acesso em: 5 out. 2015.

TEIXEIRA, R.; RODRIGUES, M. Evolução de estratégias de cálculo mental: um estudo no 3.º ano de escolaridade. In: 3º Seminário de Investigação “Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento (III): Investigar as Práticas em Contexto. 3. Setúbal. Anais...Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 2015. p. 249-267. Disponível em:< http://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/5278/1/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20de%20estrat%C3%A9gias%20de%20c%C3%A1lculo%20mental.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2016.

THOMPSON, I. Mental calculation strategies for addition and subtraction: Part 1. Mathematics in School, v. 28, n. 5, nov./1999, p. 2-5. Disponível em:< http://www.ianthompson.pi.dsl.pipex.com/index_files/mental%20calculation%20strategies%20for%20addition%20and%20subtraction-part%201.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2016.

THOMPSON, I. Mental Calculation. Primary & Early Years Magazine. n. 213, mar./2009. p. 40-42. Disponível em :< http://www.ianthompson.pi.dsl.pipex.com/index_files/mental%20calculation.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2016.

Publicado
2016-12-28
Como Citar
DE OLIVEIRA, V.; PAULO, R. M. O Cálculo Mental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: discutindo possibilidades. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental