As implicações da Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Resumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado, fundamentada nos estudos da Pedagogia Histórico-Crítica. Estabelecemos como objetivo geral investigar as implicações da contrarreforma do Ensino Médio para o ensino de Matemática. Para isso, apresentamos os impactos da Lei nº 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino na área do conhecimento Matemática e suas Tecnologias. Discutimos as mudanças na estruturação curricular e na concepção de mundo pela referida BNCC. Os resultados demonstram que as reformas educacionais visam a atender aos interesses econômicos, e que a estruturação curricular da Matemática na BNCC está voltada às necessidades mercadológicas, fundamentando-se na pedagogia das competências. Isso impõe aos estudantes o desenvolvimento de habilidades específicas voltadas ao mercado de trabalho, em detrimento de uma formação crítica e emancipatória.
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