Uma reescrita da demonstração do Teorema de Pitágoras dada por André Pinto Rebouças
Resumo
O objetivo deste artigo é trazer uma reescrita da demonstração do Teorema de Pitágoras dada pelo brasileiro André Pinto Rebouças com o intuito de proporcionar uma forma mais atrativa de entender este movimento de demonstração em diversos níveis de estudo. Como referencial teórico utilizamos elementos oriundos da Geometria Plana, partindo dos conceitos primitivos (reta, ponto e Plano), perpassando por segmentos de retas, ponto médio, ângulos, retas paralelas, retas perpendiculares, quadriláteros, equivalência e área. Como movimento metodológico, realizamos uma busca detalhada na Hemeroteca Digital para encontrar o artigo no qual havia a publicação da demonstração dada pelo personagem e diante dela, buscamos livros elementos matemáticos que pudessem nos auxiliar na reescrita da demonstração de forma mais detalhada e didática. Como resultado foi possível observar que a demonstração dada pelo Brasileiro, baseia-se em elementos exclusivos da geometria plana, e ainda esta reescrita nos auxilia a entender em detalhes e de forma didática o passo a passa da demonstração original.
Referências
DA SILVA, A. C. H. Por uma socionomia oitocentista: pensamento, vida e ação de André Rebouças, século XIX. Revista da ABPN• v, v. 10, n. 25, p. 08-25, 2018
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar, 9: geometria plana. 9. ed. São Paulo: Atual, 2013.
FONSECA, M. V.; BARROS, S. A. P. A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2016.
LOOMIS, E.S. The pythagorean Proposition. Washington D.C.: National council of teachers of mathematics, 1940.
MATTOS, Hebe. André Rebouças e o Pós-abolição: entre a África e o Brasil (1888-1898). XXVII Simpósio Nacional de História, ANPUH, Natal, 2013.
REBOUÇAS, A.P. Sete Demonstrações do Quadrado da Hypothenusa. Revista do Instituto Polytechnico Brasileiro. Rio de Janeiro; ed. 2, 1867. p. 15-17.
DA SILVA REIS, Enoque; PAIS, Luiz Carlos. Fontes de pesquisa: um estudo sobre a Biblioteca Nacional Digital–BNDIGITAL. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 7, n. 15, p. 30-39, 2020.
SOARES, A. M. P. “O Negro André”: a questão racial na vida e no pensamento do abolicionista André Rebouças. Plural-Revista de Ciências Sociais/USP, v. 24, n. 1, 2017.
TEIXEIRA, M. A. G.; REIS, E. S.; SOUZA, M. S. ; SOUZA, Q. R. ; TRAVASSOS, M. F. G. Uma Releitura Da Demonstração Do Quadrado Da Hypothenusa Dada Pelo Dr. Augusto Telles.. International Journal Of Development Research, v. 11, p. 47559- 47563, 2021.
TRINDADE, A. D. André Rebouças: da engenharia civil à engenharia social. 2004.
Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.