O que Tem Dentro? O que Mudou? Desenho de Tarefas para Promover Percepções Matemáticas na Educação Infantil
Resumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que investiga o desenvolvimento da percepção do espaço pela criança da Educação Infantil, por meio de tarefas elaboradas segundo os critérios de idoneidade didática. Como recorte daquele estudo, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições proporcionadas por tarefas, que estimulam a percepção visual e tátil, para promover nas crianças a percepção espacial. A investigação qualitativa foi realizada com as crianças do Grupo 3 da Creche UFBA, por meio da implementação de sequências de tarefas, pela professora, cujos resultados revelaram o potencial das tarefas e, consequentemente, dos critérios de idoneidade para promover nas crianças excelentes oportunidades de aprendizagens matemáticas, aproximando-as de noções importantes para o desenvolvimento da percepção de espaço e, em particular, os critérios de idoneidade interacional e mediacional foram os que mais influenciaram nas aprendizagens das crianças.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB, 2010.
CANALS, M. A. Vivir las matemáticas. 3. ed. - Barcelona: Octaedro, 2009.
CARVALHO, F. A. H. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, vol. 8, n. 3 Nov. 2010/fev.2011. p. 537-550.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
De CASTRO, C. La evaluación de métodos para la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas en la Educación Infantil. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, 2007. n. 11. p. 59-77.
FONT, V.; PLANAS, N.; GODINO, J. D. Modelo para el análisis didáctico en educación matemática. Infancia y Aprendizaje, v. 33, n .1, p. 89-105, 2010.
GALLAHUE, D. L., OZMUN, J. C., GOODWAY J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Tradução: Denise Regina de Sales; revisão técnica: Ricardo D. S. Petersen. 7. ed. - Porto Alegre: AMGH, 2013.
GODINO, J., BATANERO, C., FONT, V. Um enfoque onto-semiótico do conhecimento e a instrução matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. v. 10, n. 2 - Jul./Dez. 2008.
GODINO, J. D., BENCOMO, D., FONT, V.; WILHELMI, M. R. Análisis y valoración de la idoneidad didáctica de procesos de estudio de las matemáticas. Paradigma, v. XXVII, n. 2, p. 221-252. República Dominicana, 2006.
GUSMÃO, T. C.R.S. Desenho de tarefas para o desenvolvimento da cognição e metacognição matemática. In: Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências, 1., 2014, Feira de Santana. Anais. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2014. p. 175-180.
MEUR, A. de; STAES, L. Psicomotricidade: Educação e Reeducação. Trad. Ana Maria Izique Galuban; Setsuko Ono (trad.). São Paulo: Manole Ltda, 1991.
MOREIRA, A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
MOYSÉS, L. Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1997.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4. ed. - São Paulo: Scipione, 2002.
POCHULU, M.; FONT, V.; RODRÍGUEZ, M. Criterios de diseño de tareas para favorecer el análisis didáctico en la formación de profesores. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 7., Actas. Montevideo, 2013.
VECINO. F. R. Representación del espcaio em el niño. El espacio como modelo de desarrollo de las distintas geometrias. In: CHAMORRO, M. del C. (Org.). Didáctica de las Matemáticas na Educacion Infantil. Madrid: Pearson Educación, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.