O que Tem Dentro? O que Mudou? Desenho de Tarefas para Promover Percepções Matemáticas na Educação Infantil

  • Celma Bento Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Vicenç Font Moll Universitat de Barcelona (UB)
Palavras-chave: Educação Matemática. Percepção Espacial. Educação Infantil. Desenho de Tarefas. Critérios de Idoneidade Didática.

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que investiga o desenvolvimento da percepção do espaço pela criança da Educação Infantil, por meio de tarefas elaboradas segundo os critérios de idoneidade didática. Como recorte daquele estudo, o objetivo deste artigo é analisar as contribuições proporcionadas por tarefas, que estimulam a percepção visual e tátil, para promover nas crianças a percepção espacial. A investigação qualitativa foi realizada com as crianças do Grupo 3 da Creche UFBA, por meio da implementação de sequências de tarefas, pela professora, cujos resultados revelaram o potencial das tarefas e, consequentemente, dos critérios de idoneidade para promover nas crianças excelentes oportunidades de aprendizagens matemáticas, aproximando-as de noções importantes para o desenvolvimento da percepção de espaço e, em particular, os critérios de idoneidade interacional e mediacional foram os que mais influenciaram nas aprendizagens das crianças.

Biografia do Autor

Celma Bento Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. Professora do EBTT da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), Galiza, Espanha; Professora do Dep. de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista/Jequié, Bahia, Brasil.
Vicenç Font Moll, Universitat de Barcelona (UB)

Doutor pela Universitat de Barcelona (UB), Catalunha, Espanha. Prof. do Programa de Doutorado em Formación del Professorat: Práctica Educativa i Comunicació da Universitat de Barcelona (UB), Catalunha, Espanha e Prof. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Referências

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
MOREIRA, C. B.; GUSMÃO, T. C. R. S.; MOLL, V. F. O que Tem Dentro? O que Mudou? Desenho de Tarefas para Promover Percepções Matemáticas na Educação Infantil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental