Contributos da Educação Estatística para Desenvolvimento do Sentido de Número na Infância

  • Sandra Gonçalves Vilas Bôas Campos UNESP
  • Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki UNESP
Palavras-chave: Educação Estatística. Ciclo de Alfabetização. Sentido de Número

Resumo

Apresentamos referencial teórico, metodologia, o Ciclo de investigação “A cor de nossos olhos” e análises parciais de nossa pesquisa de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática/UNESP/Rio Claro. A pesquisa aconteceu junto a uma turma de primeiro ano em uma escola pública municipal de Uberlândia, norteada pela pergunta: “de que forma a Educação Estatística pode contribuir para que crianças, que estudam no ciclo de alfabetização, desenvolvam o sentido de número?” Para elaboração das tarefas, apoiamos nos referenciais teóricos de Sentido de Número e Educação Estatística. Para o desenvolvimento, buscamos fundamentos teóricos da Investigação Matemática e, para as análises, entrecruzamos esses três referenciais com os indicadores de sentido de número propostos por Mcintosh, Reys e Reys. (1992). De nossas análises parciais, inferimos que os ciclos de investigação, a metodologia e a interação de conceitos Estatísticos com os conceitos Matemáticos, são elementos essenciais para o desenvolvimento do sentido de número.

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
CAMPOS, S. G. V. B.; WODEWOTZKI, M. L. L. Contributos da Educação Estatística para Desenvolvimento do Sentido de Número na Infância. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental