Jogos de Regras e o Ensino do Sistema de Numeração Decimal: um estudo preliminar
Resumo
Este artigo apresenta o estudo preliminar de uma tese de doutorado. Optamos por apresentar aqui a categoria de análise intitulada Jogos, definida em decorrência destes serem adotados de maneira frequente nas aulas observadas e por abordarem conceitos acerca do Sistema de Numeração Decimal, como valor posicional, o registro da contagem e o pensamento aditivo. O objetivo do estudo é de investigar as intervenções docentes no uso de jogos sobre o Sistema de Numeração Decimal no processo de ensino e de aprendizagem do Ciclo de Alfabetização. A partir dos estudos piagetianos, consideramos que os jogos têm alto potencial para que a criança estabeleça relações em experiências físicas, lógico-matemáticas e sociais. Os resultados obtidos neste estudo preliminar indicam que as ações docentes analisadas carecem de intervenções voltadas especificamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático das crianças, entretanto afirmam o quanto os jogos são propícios para instaurar o debate em sala de aula, permitir a identificação de mais de uma solução para uma mesma situação-problema e para promover a interação sociomoral.
Referências
BECKER, F. Epistemologia do Professor de Matemática. Petrópolis: Vozes, 2012.
DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GALVÃO, M. C. In: Entrevista concedida a Revista Nova Escola. Cartão amarelo para o Material Dourado: Educadores explicam os problemas desse recurso e mostram caminhos alternativos. Revista Nova Escola Abril/2016. Disponível em: abril.novaescola/sistemadenumaracao. Acesso em 15/07/2016.
GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto de sala de aula.
São Paulo: Papirus, 2004.
INHELDER, B.; BOVET, M. e SINCLAIR, H. Aprendizagem e estruturas do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 1977.
KAMII, C. A Criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto e escolares de 4 a 6 anos. 39º Edição. Campinas: Papirus, 2012.
KAMII, C.; DEVRIES, R. Group Games in Early Education: Implications of Piaget’s Theory. Washington, D.C.: National Association for the Education of Young Children, 1980.
KAMII, C.; HOUSMAN, Leslie Baker. Crianças pequenas reiventam a Aritmética: Implicações da Teoria de Piaget. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2002.
KAMII, C.; JOSEPH, L. L. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética (séries iniciais): implicações da teoria de Piaget. 2ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LERNER, D.; SADOVSKY, P. O Sistema de Numeração: um problema didático. In: PARRA, C.; SAIZ, I. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996, p. 73-155.
NUNES, T.; CAMPOS, T. M. M.; MAGINA, S.; BRYANT, P. Educação Matemática: Números e Operações Numéricas. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2009.
PIAGET, J. [1946] A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho imagem e representação. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar:1978.
PIAGET, J. [1926]. A construção do real na criança. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
PIAGET, J. Inteligencia y Afectividad. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.
PIAGET, J. [1932] O Juízo Moral na Criança. 4ª Edição. São Paulo: Summus, 1994.
PIAGET, J. [1972]. Problemas de Psicologia Genética. In: Os Pensadores, Piaget. 2ª Edição. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
PIAGET, J. [1977]. Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. [1964] A Gênese do Número na Criança. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
SOUZA, M. T. de. Os jogos e o Simbolismo infantil: Inteligência e afetividade em ação. In: MONTOYA, Adrian Oscar Dongo et. Al. (org.) Jean Piaget no século XXI: Escritos de Epistemologia e Psicologia Genéticas. Marília: Oficina Universitária, 2011, p. 73-86.