Jogos de Regras e o Ensino do Sistema de Numeração Decimal: um estudo preliminar

  • Danielle Cenci Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Maria Luiza Rheingantz Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Sistema de Numeração Decimal, Ciclo de Alfabetização.

Resumo

Este artigo apresenta o estudo preliminar de uma tese de doutorado. Optamos por apresentar aqui a categoria de análise intitulada Jogos, definida em decorrência destes serem adotados de maneira frequente nas aulas observadas e por abordarem conceitos acerca do Sistema de Numeração Decimal, como valor posicional, o registro da contagem e o pensamento aditivo. O objetivo do estudo é de investigar as intervenções docentes no uso de jogos sobre o Sistema de Numeração Decimal no processo de ensino e de aprendizagem do Ciclo de Alfabetização. A partir dos estudos piagetianos, consideramos que os jogos têm alto potencial para que a criança estabeleça relações em experiências físicas, lógico-matemáticas e sociais. Os resultados obtidos neste estudo preliminar indicam que as ações docentes analisadas carecem de intervenções voltadas especificamente para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático das crianças, entretanto afirmam o quanto os jogos são propícios para instaurar o debate em sala de aula, permitir a identificação de mais de uma solução para uma mesma situação-problema e para promover a interação sociomoral.

Biografia do Autor

Danielle Cenci, Universidade Federal do Rio Grande/FURG
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Ciências Exatas (licenciatura com habilitação plena em Matemática, Química e Física) pelo Centro Universitário UNIVATES. Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como bolsista CNPq, abordando o eixo temático: Avaliação no Ensino da Matemática; com enfoque teórico naEpistemologia Genética.
Maria Luiza Rheingantz Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS
Possui graduação em Habilitação Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1969) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nos cursos de licenciatura, na graduação, e na Linha de Pesquisa: Psicopedagogia, sistemas de ensino e aprendizagem e educação em saúde, do PPGEdu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação , atuando principalmente nos seguintes temas:: psicopedagogia e educação, epistemologia genética e educação escolar, relações professor aluno e aprendizagem

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
CENCI, D.; RHEINGANTZ BECKER, M. L. Jogos de Regras e o Ensino do Sistema de Numeração Decimal: um estudo preliminar. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental