(Re)Construção de Conhecimentos Geométricos de Professoras dos Anos Iniciais: questões sobre a (Não)Planificação da Esfera
Resumo
Este artigo discute questões sobre a construção do pensamento geométrico a partir de experimentação e de manipulação de materiais didáticos e focaliza em como isso repercute na formação continuada de professores dos anos iniciais. Busca identificar indícios de (re)construções de conhecimentos geométricos sobre a esfera e discussões sobre sua não planificação por docentes. Desenvolvemos pesquisa qualitativa do tipo intervenção, com observação participante, produção de diário de campo e gravações audiovisuais, envolvendo dez professoras em um curso de extensão. O curso contempla situações desencadeadoras de aprendizagem a partir de problematizações, experimentações de materiais manipuláveis e discussões coletivas. Os dados evidenciam que discussões promovidas contribuíram para ampliação de conhecimentos sobre esfera e confirmaram sua não planificação, indicando elementos de (re)construção de conhecimentos de geometria. Apontam ainda para a relevância de formações de professores que investem na interação e na colaboração como estratégia de reelaboração de conhecimentos matemáticos e pedagógicos matemáticos coletivamente.Referências
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