(Re)Construção de Conhecimentos Geométricos de Professoras dos Anos Iniciais: questões sobre a (Não)Planificação da Esfera

  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Dilza Côco Instituto Federal do Espírito Santo - IFES
  • Roberta Resurreição de Souza Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Palavras-chave: Geometria, Anos Iniciais, Pensamento Geométrico, Formação Docente

Resumo

Este artigo discute questões sobre a construção do pensamento geométrico a partir de experimentação e de manipulação de materiais didáticos e focaliza em como isso repercute na formação continuada de professores dos anos iniciais. Busca identificar indícios de (re)construções de conhecimentos geométricos sobre a esfera e discussões sobre sua não planificação por docentes. Desenvolvemos pesquisa qualitativa do tipo intervenção, com observação participante, produção de diário de campo e gravações audiovisuais, envolvendo dez professoras em um curso de extensão. O curso contempla situações desencadeadoras de aprendizagem a partir de problematizações, experimentações de materiais manipuláveis e discussões coletivas. Os dados evidenciam que discussões promovidas contribuíram para ampliação de conhecimentos sobre esfera e confirmaram sua não planificação, indicando elementos de (re)construção de conhecimentos de geometria. Apontam ainda para a relevância de formações de professores que investem na interação e na colaboração como estratégia de reelaboração de conhecimentos matemáticos e pedagógicos matemáticos coletivamente.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Fraga da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Ufes; 

Atuando na licenciatura em matemática do Ives/Vitória e no programa de mestrado profissional Educimat;

Pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática, práticas pedagógicas de matemática, geometria e laboratório de matemática

Dilza Côco, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutora em Educação pela UFES;

Atuando na licenciatura em matemática do Ives/Vitória e no programa de mestrado profissional Educimat;

Roberta Resurreição de Souza, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Mestre em Educação em Ciências e Matemática

Licenciada em matemática

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
SILVA, S. A. F. DA; CÔCO, D.; SOUZA, R. R. DE. (Re)Construção de Conhecimentos Geométricos de Professoras dos Anos Iniciais: questões sobre a (Não)Planificação da Esfera. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental