Compreensão de Adultos e Crianças sobre Escala Representada em Gráficos

  • Milka Rossana Guerra Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • Gilda Lisbôa Guimarães Universidade Federal de Pernambuco Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE
Palavras-chave: EJA. Crianças. Escala. Ensino-aprendizagem. Gráficos. Anos iniciais

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar como adultos e crianças dos anos iniciais de escolarização compreendiam escalas representadas em gráficos. Participaram do estudo 152 alunos de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Foi realizado um teste diagnóstico com alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental e dos Módulos I-II e III da Educação de Jovens e Adultos (mesmo nível de escolaridade). É importante evidenciar que as crianças do 5º ano tiveram um desempenho, na maior parte das situações propostas, melhor que os adultos. Esse dado precisa ser ressaltado por dois aspectos: primeiro porque podemos afirmar que a compreensão da escala não é algo simples, adquirida a partir das experiências vivenciadas pelos adultos e o segundo é que essa compreensão depende de um trabalho escolar sistematizado para que de fato possamos construir cidadãos capazes de serem críticos frente às diversas estratégias utilizadas pela mídia.

Biografia do Autor

Milka Rossana Guerra Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco
Doutoranda da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec- UFPE
Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE
Professora Doutora da Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, Ensino de 1a à 4a série. Brasília, MEC/ SEF, 1997.

CAVALCANTI, M., GUIMARÃES, G. Como adultos e crianças compreendem a escala representada em gráficos. Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco, 2010.

CAVALCANTI, M., NATRIELLI, K.R. e GUIMARÃES, G. Gráficos na midia impressa. Trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da UFPE, Recife, 2008.

CUNHA, G. L Midia brasileira criança e adolescente, disponível em www.geocities.com/baja/dunes/7005/. Acesso em: 26 jul. 2007.

CURCIO, F.R. Comprehension of mathematical relationships expressed in graph. Journal for Research in Mathematics Eduaction, 18, 382-393.1987.

EVANGELISTA, M. B., GUIMARÃES, G. Aprendendo a representar escala em gráficos: um estudo de intervenção. Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco, 2013.

GUIMARÃES, G., GITIRANA, V. Gráficos e Tabelas em Livros Didáticos. Projeto de pesquisa concluído com o apoio da capes, PROPESQ, 2005.

GUIMARÃES, G., GITIRANA, V., CAVALCANTI, M. e MARQUES, M. Livros didáticos de matemática nos anos iniciais: análise das atividades sobre gráficos e tabelas. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte, 2007.

GUIMARÃES, G., GITIRANA, V., ROAZZI, A. Interpretando e construindo gráficos. In: ANPED, 24a Reunião Anual da ANPED, Caxambu,2001.

INAF. Encontro nacional reúne instituições que combatem o analfabetismo funcional. Boletim INAF, 2011.

LIMA e MAGINA, S. A leitura de gráficos com crianças da 4ª série do Ensino Fundamental. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004.

LIMA, I., SELVA, A. Investigando o desempenho de jovens e adultos na construção e interpretação de gráficos. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e tecnológica - Universidade Federal de Pernambuco. CE, 2010.

MONTEIRO, C. Estudantes de Pedagogia refletindo sobre gráficos da midia impressa. Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT, 2006.

PATROCÍNIO, A., GUIMARÃES,G. Relação entre representações gráficas e escolarização. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte, 2007.

SELVA, A. Um experimento de ensino sobre a resolução de problemas de estrutura aditiva a partir de gráficos de barras. Anais da 26ª.Reunião Anual da ANPED. Caxambu:MG, 2003.

TRANNIN, M.C. Memória e Midia. Disponível em . Acesso em 14 de julho de 2007.

Publicado
2016-12-28
Como Citar
CAVALCANTI, M. R. G.; GUIMARÃES, G. L. Compreensão de Adultos e Crianças sobre Escala Representada em Gráficos. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental