Compreensão de Adultos e Crianças sobre Escala Representada em Gráficos
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como adultos e crianças dos anos iniciais de escolarização compreendiam escalas representadas em gráficos. Participaram do estudo 152 alunos de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Foi realizado um teste diagnóstico com alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental e dos Módulos I-II e III da Educação de Jovens e Adultos (mesmo nível de escolaridade). É importante evidenciar que as crianças do 5º ano tiveram um desempenho, na maior parte das situações propostas, melhor que os adultos. Esse dado precisa ser ressaltado por dois aspectos: primeiro porque podemos afirmar que a compreensão da escala não é algo simples, adquirida a partir das experiências vivenciadas pelos adultos e o segundo é que essa compreensão depende de um trabalho escolar sistematizado para que de fato possamos construir cidadãos capazes de serem críticos frente às diversas estratégias utilizadas pela mídia.Referências
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