A identificação de marcadores e a análise de textos produzidos por crianças em processo de alfabetização com o uso de um material didático

Ana Virgínia de Almeida Luna, Larissa Borges de Souza Lima, Jonei Cerqueira Barbosa

Resumo


O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar o processo de produção de marcadores para a análise de textos matemáticos produzidos por crianças em processo de alfabetização com o uso de um material didático. O percurso metodológico adotado é de abordagem qualitativa, por meio da análise documental do material didático selecionado como objeto da pesquisa e observação de textos produzidos em sala de aula. Como resultado, identificamos e analisamos oito marcadores, que comunicam as condições pelas quais as crianças em processo de alfabetização produzem diferentes textos matemáticos, a partir da análise dos textos produzidos com o uso do material. Essas formas de analisar nos permitiu identificar como o material didático, através das relações entre professores e alunos, ou seja, da maneira como acontece essa comunicação no que se refere à ordem social, bem como, o nível da tarefa, em seus tempos de aula, apresentam oportunidade para que as crianças produzam diferentes textos. Além de garantir as condições em termos de continuidade e de variação na produção até a aquisição do código pelos estudantes.


Palavras-chave


Alfabetização Matemática. Textos legítimos. Formação de professores. Marcadores.

Texto completo:

887-899

Referências


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