A identificação de marcadores e a análise de textos produzidos por crianças em processo de alfabetização com o uso de um material didático

  • Ana Virgínia de Almeida Luna Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Larissa Borges de Souza Lima Escola Despertar
  • Jonei Cerqueira Barbosa
Palavras-chave: Alfabetização Matemática. Textos legítimos. Formação de professores. Marcadores.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar o processo de produção de marcadores para a análise de textos matemáticos produzidos por crianças em processo de alfabetização com o uso de um material didático. O percurso metodológico adotado é de abordagem qualitativa, por meio da análise documental do material didático selecionado como objeto da pesquisa e observação de textos produzidos em sala de aula. Como resultado, identificamos e analisamos oito marcadores, que comunicam as condições pelas quais as crianças em processo de alfabetização produzem diferentes textos matemáticos, a partir da análise dos textos produzidos com o uso do material. Essas formas de analisar nos permitiu identificar como o material didático, através das relações entre professores e alunos, ou seja, da maneira como acontece essa comunicação no que se refere à ordem social, bem como, o nível da tarefa, em seus tempos de aula, apresentam oportunidade para que as crianças produzam diferentes textos. Além de garantir as condições em termos de continuidade e de variação na produção até a aquisição do código pelos estudantes.

Referências

BARBOSA, J.C. Designing written tasks in the pedagogic recontextualising field: proposing a theoretical model. In: 7th International Mathematics Education and Society Conference. Cape Town: University of Cape Town. 2007. v. 1. p. 213-222.

BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identity: theory research Critique. Revised Edition. London: Taylor and Francis, 2000.

BERNSTEIN, B. Class, codes and Control, Vol. IV: The structuring of pedagogic discourse. Londres: Routledge, 2003.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª a 4ª série): Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1997.

DENZIN, N.K; LINCOLN. Y.S (Eds.). The sage handbook of qualitative research. 3ª Ed.. Thousand Oaks: Sage, 2005, p. 675- 728.

LUNA, A.V.A. A modelagem matemática na formação continuada e a recontextualização pedagógica desse ambiente em salas de aula. 2012. 184f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física/Departamento de Ciências Exatas, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador 2012.

SANTANA, E. R. S; AMARO, F. O. S. T; LUNA, A.V.A; BORTOLOTI, R. D. A. M. Alfabetização matemática: caderno de atividades do aluno. 1ª ed. Salvador: Secretaria da Educação do Estado da Bahia/ IAT, 2013a.

SANTANA, E. R. S; AMARO, F. O. S. T; LUNA, A.V.A; BORTOLOTI, R. D. A. M. Alfabetização matemática: caderno do professor. 1ª. ed. Salvador: Secretaria da Educação do Estado da Bahia/ IAT, 2013b.

SKOVSMOSE, O; tradução LINS, A; ARAUJO, J. L. Educação Matemática Crítica: A Questão da Democracia. 3ª ed. Campinas: Papirus, 2008.

Publicado
2016-12-28
Como Citar
LUNA, A. V. DE A.; LIMA, L. B. DE S.; BARBOSA, J. C. A identificação de marcadores e a análise de textos produzidos por crianças em processo de alfabetização com o uso de um material didático. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental