Análise Praxeológica de Funções Trigonométricas em um Livro Didático do Ensino Médio
Resumo
Neste trabalho temos por objetivo identificar as praxeologias de Funções Trigonométricas presentes em um Livro Didático de Matemática adotado no 2º ano do Ensino Médio como instituição de referência. Utilizamos como metodologia de pesquisa a Análise Institucional & Sequência Didática proposta por Henriques. Como fundamentação, apoiamo-nos na Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard considerando o estudo da organização matemática como meio para evidenciar os tipos de tarefas, técnicas, tecnologia e teoria presentes no Livro Didático. Como resultado, observamos uma organização praxeológica completa, na qual o autor do livro parte do tipo de tarefa para revelar as técnicas, a tecnologia e a teoria, seguindo, portanto, a praxeologia modelada de um Livro Didático.
Referências
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (volume 2): Ciências da natureza. Matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica (Departamento de políticas de Ensino Médio) – Brasília: MEC, SEB, 2006.
BRASIL. PCN +. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Parte I – Bases Legais. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 2000.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 2000.
CHEVALLARD, Y. Approche Anthropologique du Rapport au Savoir et Didactique des Mathematics. Recherches en Didactique des Mathématiques, V. 12, n°1, p.1-8, 2009.
HENRIQUES, A. Análise Institucional & Sequência Didática como metodologia de pesquisa. In: Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática, I, 2016, Bonito. Anais... Mato Grosso do Sul, 2016 (In prelo)
HENRIQUES, A. Análise Institucional e Sequência Didática: Aplicação de conteúdos de Licenciatura em Matemática na Educação Básica. XV Encontro Baiano de Educação Matemática - EBEM, Educação Matemática na Formação de Professores: um novo olhar. UNEB CAMPUS X – Teixeira de Freitas – BA, 3 a 5 de julho de 2013.
HENRIQUES, A. NAGAMINE, C. M. L. NAGAMINE, A. Reflexões sobre a Análise Institucional: O caso de ensino e aprendizagem de integrais múltiplas. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, dez. 2012.
HENRIQUES, A. ATTIE, J. P., FARIAS, L. M. S. Referências teóricas da didática francesa: Análise didática visando o estudo de integrais múltiplas com auxílio do software Maple. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, SP, v. 9, n. 1, p. 51-81, 2007.
JÚNIOR, A. T.; ROSEMBAUM, L. S. Uma trajetória hipotética de aprendizagem sobre funções trigonométricas numa perspectiva construtivista. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.12, n.2, p.369-393, 2010.
KLEIN, M. E. Z; COSTA, S. S. C. da. Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria. Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, nº 38, p. 43 a 73, abril 2011.
LEONARDO, F. M. de. Conexões com a Matemática / organizadora Editora Moderna. – 2. ed. – São Paulo: Moderna, 2013.