Apropriações de Princípios da Teoria de Edward Lee Thorndike para o Ensino dos Saberes Elementares Aritméticos: um exame de artigos da Revista do Ensino (1929) e Revista de Educação (1937)

  • Alan Marcos Silva de Rezende Universidade Federal de Sergipe
  • Ivanete Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe
Palavras-chave: Apropriação. Edward Lee Thorndike. Saberes Elementares Aritméticos. Resolução de Problemas. Testes.

Resumo

Neste artigo o objetivo é apresentar apropriações de princípios da teoria de Edward Lee Thorndike para o ensino dos saberes elementares aritméticos, feitas por autores de artigos das revistas pedagógicas Revista do Ensino (1929) e Revista de Educação (1930). Foi feito um exame nesses periódicos em busca de elementos de aproximações e distanciamentos entre as abordagens apresentadas pelos autores Murgel (1929) e Penteado (1937) e princípios defendidos por Thorndike. Após exame é possível afirmar que princípios defendidos por Thorndike começaram a circular no Brasil a partir de referências às obras A nova metodologia da Aritmética, The Thorndike Arithmetics e The Psychology of Arithmetics, e que os autores efetuaram interpretações e usos de aspectos para o ensino de saberes elementares aritméticos em relação, principalmente, a resolução de problemas e aos testes. Assim, é possível afirmar que houve apropriação das teorias desse psicólogo.

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Publicado
2017-05-31
Como Citar
SILVA DE REZENDE, A. M.; BATISTA DOS SANTOS, I. Apropriações de Princípios da Teoria de Edward Lee Thorndike para o Ensino dos Saberes Elementares Aritméticos: um exame de artigos da Revista do Ensino (1929) e Revista de Educação (1937). Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 23, 31 maio 2017.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)