OUVINDO HISTÓRIAS E APRENDENDO MATEMÁTICA
Resumo
A partir das preocupações com o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, esse artigo apresenta uma proposta que foi desencadeada com alunos de uma escola da rede pública estadual, e tem como principal objetivo discutir as possibilidades de contribuição do uso de histórias infantis para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Foi desencadeada no âmbito do Clube de Matemática, projeto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), que desenvolve ações pedagógicas com esses alunos, através de uma parceria entre a professora regente da turma, futuros professores e uma professora universitária. A partir de uma história infantil, que envolvia o Sistema de Numeração Decimal, foram encaminhadas oito questões para os alunos responderem, por escrito, que contemplavam aspectos relativos a compreensão tanto do enredo, quando dos conteúdos matemáticos. Os dados obtidos indicaram que as histórias infantis mostram-se como uma prática interessante que pode contribuir de forma efetiva na educação escolar, em especial nos anos iniciais. Contudo, seu uso implica em alguns cuidados por parte do professor: escolher criteriosamente o texto; planejar cuidadosamente os encaminhamentos e evitar analogias.
Referências
ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: uma prática possível. – 3. Ed. – Campinas, SP: Papirus, 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, Bárbara Vasconcelos. A Literatura Infantil: visão histórico e crítica. 6ª edição. São Paulo: Global,1989.
CURI, Edda. Genêros textuais usados freqüentemente nas aulas de matemática: exercícios e problemas. In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes (Orgs). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidades. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
FERREIRA, V. R.. Brincando com o Material Dourado: A Descoberta de Agnaldo. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/6936552/Vanda-R-Ferreira-Brincando-com-Material-Dourado-A-Descoberta-de-Agnaldo>, acessado em: <9 de maio de 2009>
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis; CARDOSO, Cleusa de Abreu. Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática e matemática para ler textos. In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes (Orgs.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2005.
GONZALEZ, Maria Helena C.C. e BRITO, Márcia Regina F. Atitudes (des)favoráveis com relação à matemática. Zetetiké. Campinas: CEMPEM/UNICAMP, vol. 4 (2), n. 6, p.45-63. 1996.
KISHIMOTO. Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. – 2. Ed. – São Paulo, SP: Cortez, 1997.
LOPES, Anemari R. L. V. ; OLIVEIRA, Silvia. S. . Educação matemática: ensino e aprendizagem na educação infantil e anos iniciais. In: IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV CIEM - Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2007. p. 1-10.
LORENZATO, Sérgio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio(org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
MACHADO, Nilson José. Matemática e língua materna: a análise de uma impregnação mútua. São Paulo, Cortez, 1990.
NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandin. Práticas de leitura e escrita em educação matemática: tendências e perspectivas a partir do Seminário de Educação Matemática no COLE. In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes (Orgs.) Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidades. Campinas: Mercado de Letras, 2009.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação matemática 1: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
PASSOS, Cármem L.B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio(org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores.
Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
PASSOS, Cármen L. B.; OLIVEIRA, Rosa Maria M. A. de. A criação de histórias infantis nas aulas de matemática e na formação de professores. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Pernambuco.
Anais do VIII ENEM – Encontro Nacional de Educaação Matemática, 2004, p. 1-10.
SANTOS, Sandra Augusta. Explorações da linguagem escrita nas aulas de matemática.In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes (Orgs.). Escritas e leituras na educação Matemática. Belo Horizonte: Autentica, 2005.
ZACARIAS, E.; MORO, M. L. F.. A matemática das crianças pequenas e a literatura infantil. Educar, n 25, pg. 275-299, 2005.