Iniciação Científica e Formação de Professores: breve relato de uma experiência

  • Luzia Aparecida de Souza UFMS
  • Fábio Donizeti de Oliveira UNESP Bauru
  • Maria Ednéia Martins-Salandim UNESP Bauru
  • Antonio Vicente Marafioti Garnica UNESP Bauru
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de professores-pesquisadores, Grupos de Pesquisa, História da Educação Matemática, Iniciação Científica.

Resumo

Neste artigo apresentamos a experiência realizada por um Grupo de Pesquisa cujo objetivo foi constituir um sub-grupo para desenvolver projetos de iniciação científica em Educação Matemática – especificamente em História da Educação Matemática – com estudantes de curso de Graduação. A uma apresentação do Grupo e do sub-grupo seguem exemplos de algumas das investigações realizadas por licenciandos. Tais exemplos objetivam defender a potencialidade dessa iniciativa para a formação de professores-pesquisadores em vários momentos do desenvolvimento acadêmico.

Biografia do Autor

Luzia Aparecida de Souza, UFMS

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro.

Fábio Donizeti de Oliveira, UNESP Bauru

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP de Bauru.

Maria Ednéia Martins-Salandim, UNESP Bauru

Professora Substituta do Departamento de Matemática da UNESP - Bauru e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro.

Antonio Vicente Marafioti Garnica, UNESP Bauru

Professor do Departamento de Matemática da UNESP de Bauru e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (UNESP-Rio Claro) e Educação para a Ciência (UNESP-Bauru).

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Como Citar
DE SOUZA, L. A.; DONIZETI DE OLIVEIRA, F.; MARTINS-SALANDIM, M. E.; MARAFIOTI GARNICA, A. V. Iniciação Científica e Formação de Professores: breve relato de uma experiência. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 5, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)