Projetos Interdisciplinares e Educação Financeira

  • Cassio Cristiano Giordano PUC-SP
  • Roberta Guim Miyaji USP-SP e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP)
Palavras-chave: Educação Financeira, Contrato Didático, Projetos.

Resumo

Este estudo apresenta resultados observados em uma pesquisa qualitativa sobre gestão e desenvolvimento de um projeto interdisciplinar de Educação Financeira, analisado na perspectiva da Teoria das Situações Didáticas (TSD). Nossos sujeitos de pesquisa foram 42 alunos do Ensino Médio de uma escola estadual de São Paulo. Consideramos, ao final do projeto, a experiência positiva, tanto nos aspectos atitudinais, como mobilização do interesse dos alunos, quanto nos aspectos cognitivos, expressos pela qualidade do produto final dos trabalhos. Além dos aspectos didáticos, podemos destacar aspectos pedagógicos significativos para a aprendizagem, como a adaptação dos alunos às mudanças estruturais do ambiente de aula, com a mediação de dois professores ministrando aulas de Língua Portuguesa e Matemática simultaneamente. A exploração da intertextualidade entre poesia e prosa, na literatura e produção de texto, associada ao estudo de Matemática Financeira, proporcionou aprimoramento de habilidades de letramento financeiro, importantes para o desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Biografia do Autor

Cassio Cristiano Giordano, PUC-SP

Doutorando em Educação Matemática pela PUC-SP, Departamento de Ciências Exatas da PUC-SP, ligado ao grupo de pesquisa PEA-MAT.

Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela PUC-SP.

Especializações em Educação pela UNICAMP-SP, UFF-RJ, UNIMES-SP e PUC-SP.

Licenciatura Plena em Matemática pela UNIB-SP.

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Metodista-SP.

Roberta Guim Miyaji, USP-SP e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP)

Bacharel em Letras - Habilitações: Português e Japonês e Licenciada em Letras, Universidade de São Paulo, Brasil.

Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de São Paulo.

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Publicado
2017-06-10
Como Citar
GIORDANO, C. C.; MIYAJI, R. G. Projetos Interdisciplinares e Educação Financeira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 23, 10 jun. 2017.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)