Gráficos Estatísticos nas Aulas de Matemática de Professores do Ensino Fundamental I
Resumo
O estudo buscou analisar as escolhas de gráficos estatísticos nas aulas de Matemática entre professores do Ensino Fundamental I da Região Metropolitana do Recife, Brasil. Participaram 31 professores que responderam a um questionário misto com 5 questões. Neste artigo discutimos quatro dessas questões e cinco subquestões. Com base numa análise do conteúdo identificou-se os tipos de gráficos mais utilizados e os motivos para a escolha e não escolha dos gráficos. Os resultados apontam para a predominância do gráfico de barras. Este resultado pode relacionar-se a presença frequente desse gráfico nos meios de comunicação social e nos livros didáticos. Os motivos dos professores sobre a escolha ou não das representações remetem às aprendizagens dos alunos, os componentes estruturais do gráfico e a familiaridade dos professores com as representações. Sugere-se uma maior problematização junto aos professores em torno da importância de se variar os tipos de gráficos estatísticos nas aulas de Matemática.
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