Do Professor de Matemática ao Educador Matemático: um percurso de insubordinação criativa e revisão epistemológica

  • Gustavo Alexandre de Miranda USP

Resumo

O texto busca fazer uma releitura da identidade do educador matemático à luz de dois eixos principais: a partir da concepção de insubordinação criativa; e, também, a partir do pensamento inter- e transdisciplinar. Propõe, nesse sentido, uma história que se poderia dizer “apócrifa” para o aparecimento da Educação Matemática, sugerindo serem essas (a insubordinação e a inter-/transdisciplinaridade) as principais causas para a construção histórica de um profissional que tem por objetivo geral a educação e por objeto específico, a matemática: o educador matemático. O trabalho discorre sobre essa premissa, trazendo alguns subsídios que ajudam a (re)pensar o papel da Educação Matemática na sociedade atual.

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Publicado
2016-12-27
Como Citar
MIRANDA, G. A. DE. Do Professor de Matemática ao Educador Matemático: um percurso de insubordinação criativa e revisão epistemológica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.
Seção
A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade