INTERAGINDO COM OS NÚMEROS COMPLEXOS: REVIVENDO O PROBLEMA DAS RAÍZES SOFISTAS

  • Cassiano Scott Puhl
  • Isolda Gianni de Lima
Palavras-chave: Números complexos. Aprendizagem ativa e significativa. Contexto histórico. Raízes sofistas.

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta didática potencialmente significativa, para a introdução ao estudo sobre números complexos no Ensino Médio, que aborda o desenvolvimento histórico desse conjunto numérico. Os PCN trazem que um novo conjunto numérico deve ser introduzindo ressaltando a sua abordagem histórica. Desta forma, planejaram-se atividades para o estudante sentir-se um matemático do século XVI, ao resolver um desafio que resulta em raízes que eram denominadas sofistas. A teoria de David Ausubel, da aprendizagem significativa, fundamentou a criação de um objeto de aprendizagem virtual (OA), no qual o estudante interage como sujeito ativo na sua aprendizagem. Esta proposta, quando aplicada, propiciou um ambiente reflexivo e de trocas de conhecimentos, principalmente em espaços de interação no OA. Os resultados da experiência, conforme destacam-se com observações, registros e relatos de estudantes, demonstram o alcance dos objetivos que foram propostos.

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Publicado
2017-12-31
Como Citar
SCOTT PUHL, C.; GIANNI DE LIMA, I. INTERAGINDO COM OS NÚMEROS COMPLEXOS: REVIVENDO O PROBLEMA DAS RAÍZES SOFISTAS. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, 31 dez. 2017.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)